Pular para o conteúdo principal

LIVRO - Lançamento da obra: "A criança como autora do conhecimento: oficinas estéticas com as infâncias" - das autoras Daiane de Melo Gava, Silvia Sell Duarte Pillotto e Eliana Stamm

Dia 10 de abril de 2025, às 19h, no Anfiteatro 1 da UNIVILLE, contaremos com a presença das autoras Daiane de Melo Gava, Silvia Sell Duarte Pillotto e Eliana Stamm, para o lançamento da obra: "A criança como autora do conhecimento: oficinas estéticas com as infâncias".

A entrada é gratuita, estacionamento também! Não deixem de participar desse encontro que contará também com uma mesa redonda para compartilhar a produção desta linda experiência!


A autora Daiane é Doutoranda em Educação na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2024), Mestra em Educação - UNIVILLE (2020). Pós-Graduada em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2017). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional Anhanguera - Joinville SC (2015). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE. Vinculada à Prefeitura de Garuva - SC como professora de anos iniciais (Desde 2014). Atualmente, membro do Programa de Formação Continuada dos professores da rede pública municipal de Garuva, atuando como formadora docente do Programa dedicado ao tema: Educação pelo Sensível (Desde 2023). Professora no curso de Pedagogia da Sociedade Educacional Santo Antônio com as disciplinas de Ludicidade e Educação (2023), Fundamentos da Alfabetização (2024) e Fundamentos da Educação Infantil (2024). Ainda na mesma Instituição, Professora no curso de pós-graduação em Psicopedagogia e Práticas Educativas Inovadoras, com a disciplina de Aprendizagem Criativa (2024). (Fonte: Currículo Lattes)

A autora Silvia é Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança (IEC) na Universidade do MINHO (UMINHO), Braga/Portugal. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora titular nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação, na Universidade da Região de Joinville (Univille). Pesquisadora e Líder do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) e coordenadora do Projeto de extensão Práticas Educativas e Formação Docente: arte, estética e educação (PATRI). Executou o Trabalho de cooperação internacional com 22 universidades da América Latina, coordenada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, intitulada Formação docente em e com artes/culturas; Pesquisadora colaboradora na Rede de Pesquisa + Arte na Educação (coordenação Mackenzie). Pesquisadora colaboradora na Rede Internacional de Cooperação e Pesquisa em Educação Estética (RIPE) (coordenação Univali e UNIMORE), no Trabalho de cooperação internacional com 1 universidade Italiana (UNIMORE) e 8 universidades brasileiras. Possui experiência nas áreas de Artes, Estética, Gestão, Currículo, Infância e Arte/Educação. Atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas (Fonte: Currículo Lattes).

A autora Eliana é professora de Arte-Educação; com Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná - Curitiba/PR (1970); Pós-graduação em Prática Social da Arte pelo convênio ECA/USP/UNIVILLE - Joinville/SC (1985); ceramista do Grupo " O barro em expressão"- Joinville/SC. Professora/Pesquisadora Senior da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, integrante do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE-UNIVILLE e Sócia-fundadora do Jardim-Escola Aldeia do Sol- Joinville SC. (Fonte: Currículo Lattes).

Comentários

  1. Será um momento lindo e encantador. Exatamente como as infâncias merecem!

    ResponderExcluir
  2. Quero o meu livro!!!! 😃😃

    ResponderExcluir
  3. Foi de grande prestígio fazer parte do lançamento deste livro, foi um momento marcante, tocante e sensível. Parabéns as autoras, os coautores e a todos que contribuíram de alguma forma. Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas palavras gentis!

    ResponderExcluir
  5. Foi uma prazer e emoção ver que uma pesquisa realizada pelo PPGE e sob minha orientação pudesse se transformar em um livro com tamanha sensibilidade!

    ResponderExcluir
  6. Como adquirir o livro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIFICAÇÃO - "Práticas educativas e sensibilidades no ensino superior em administração: possibilidades e reverberações" com a Mestranda Alessandra Daiana da Costa (PPGE/Univille)

 No dia 4 de agosto de 2025, nossa querida Alessandra Daiana da Costa, pesquisadora do NUPAE e mestranda do PPGE/Univille, qualificou a sua pesquisa intitulada (inicialmente): "Práticas educativas e sensibilidades no ensino superior em administração: possibilidades e reverberações". A banca de qualificação foi composta pelas professoras doutoras Carla Carvalho (PPGE/FURB) e Rosana Mara Koerner (PPGE/Univille), e presidida pela professora orientadora Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto (PPGE/Univille). Parabéns Alessandra! Alessandra é Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille), bolsista pela Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado do Santa Catarina (FAPESC), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (Nupae) com foco nas práticas educativas e sensibilidades no ensino superior. Coordenadora de Avaliações na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), e ...

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).

LIVE - "A vida entre notas e teclas: as ressonâncias contemporâneas dos pianos de museu" com a Profa. Dra. Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon

Quarta-feira, dia 30 de julho de 2025, o Canal do Youtube "Incompletudes" promoveu a Live: "A vida entre notas e teclas: as ressonâncias contemporâneas dos pianos de museu", com a Profa. Dra. Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon.  Sob a mediação da Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto, Mirtes compartilhou um pouco de sua trajetória na pesquisa, produção, escrita de tese. Em breve a tese será publicada na íntegra no link do Programa de Pós-graduação do Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade, da UNIVILLE,  aqui . Foi muito legal ver [a Mirtes] falar da tese com leveza e até uma nostalgiazinha... Heheheh... Mas a pesquisa tá aí com várias ressonâncias querendo continuar... (Doutoranda Karinna). Parabéns Mirtes e Profe!!💖💖 Live encantadora!! (Pesquisadora Leila). Confira a gravação pelo link: https://www.youtube.com/live/2MbuHYNoCv8