Pular para o conteúdo principal

LIVRO - Lançamento da obra: "A criança como autora do conhecimento: oficinas estéticas com as infâncias" - das autoras Daiane de Melo Gava, Silvia Sell Duarte Pillotto e Eliana Stamm

Dia 10 de abril de 2025, às 19h, no Anfiteatro 1 da UNIVILLE, contaremos com a presença das autoras Daiane de Melo Gava, Silvia Sell Duarte Pillotto e Eliana Stamm, para o lançamento da obra: "A criança como autora do conhecimento: oficinas estéticas com as infâncias".

A entrada é gratuita, estacionamento também! Não deixem de participar desse encontro que contará também com uma mesa redonda para compartilhar a produção desta linda experiência!


A autora Daiane é Doutoranda em Educação na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2024), Mestra em Educação - UNIVILLE (2020). Pós-Graduada em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2017). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional Anhanguera - Joinville SC (2015). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE. Vinculada à Prefeitura de Garuva - SC como professora de anos iniciais (Desde 2014). Atualmente, membro do Programa de Formação Continuada dos professores da rede pública municipal de Garuva, atuando como formadora docente do Programa dedicado ao tema: Educação pelo Sensível (Desde 2023). Professora no curso de Pedagogia da Sociedade Educacional Santo Antônio com as disciplinas de Ludicidade e Educação (2023), Fundamentos da Alfabetização (2024) e Fundamentos da Educação Infantil (2024). Ainda na mesma Instituição, Professora no curso de pós-graduação em Psicopedagogia e Práticas Educativas Inovadoras, com a disciplina de Aprendizagem Criativa (2024). (Fonte: Currículo Lattes)

A autora Silvia é Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança (IEC) na Universidade do MINHO (UMINHO), Braga/Portugal. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora titular nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação, na Universidade da Região de Joinville (Univille). Pesquisadora e Líder do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) e coordenadora do Projeto de extensão Práticas Educativas e Formação Docente: arte, estética e educação (PATRI). Executou o Trabalho de cooperação internacional com 22 universidades da América Latina, coordenada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, intitulada Formação docente em e com artes/culturas; Pesquisadora colaboradora na Rede de Pesquisa + Arte na Educação (coordenação Mackenzie). Pesquisadora colaboradora na Rede Internacional de Cooperação e Pesquisa em Educação Estética (RIPE) (coordenação Univali e UNIMORE), no Trabalho de cooperação internacional com 1 universidade Italiana (UNIMORE) e 8 universidades brasileiras. Possui experiência nas áreas de Artes, Estética, Gestão, Currículo, Infância e Arte/Educação. Atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas (Fonte: Currículo Lattes).

A autora Eliana é professora de Arte-Educação; com Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná - Curitiba/PR (1970); Pós-graduação em Prática Social da Arte pelo convênio ECA/USP/UNIVILLE - Joinville/SC (1985); ceramista do Grupo " O barro em expressão"- Joinville/SC. Professora/Pesquisadora Senior da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, integrante do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE-UNIVILLE e Sócia-fundadora do Jardim-Escola Aldeia do Sol- Joinville SC. (Fonte: Currículo Lattes).

Comentários

  1. Será um momento lindo e encantador. Exatamente como as infâncias merecem!

    ResponderExcluir
  2. Quero o meu livro!!!! 😃😃

    ResponderExcluir
  3. Foi de grande prestígio fazer parte do lançamento deste livro, foi um momento marcante, tocante e sensível. Parabéns as autoras, os coautores e a todos que contribuíram de alguma forma. Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas palavras gentis!

    ResponderExcluir
  5. Foi uma prazer e emoção ver que uma pesquisa realizada pelo PPGE e sob minha orientação pudesse se transformar em um livro com tamanha sensibilidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO - III Seminário "Educação, Arte e Cultura" - Edição 2025! (imagens atualizadas)

No dia 27 de junho de 2025, o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) promoveu o III Seminário do NUPAE, nesta edição intitulado: "Educação, Arte e Cultura" , com início às 19h, no Anfiteatro 1 da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). O seminário se estendeu ao sábado (dia 28/07) com uma aula, exclusiva aos membros, ministrada pela professora Sandra R. S. Richter. Confiram algumas imagens desse lindo encontro: Os seminários do NUPAE, vinculado à UNIVILLE e em parceria com a escola de artes Belas Artes Joinville, tem como finalidade compartilhar as pesquisas produzidas pelos seus membros, por meio de mesas e exposições e ainda, promover encontros entre pesquisadores/as, estudantes e professores/as que se dedicam ao campo da educação em suas múltiplas nuances e entrelaçamentos.  Confira algumas imagens do  II Seminário, da edição de 2024 - AQUI . Conferência Nesta edição o Seminário contou com a Conferência: "Educação, Artes e Experiência de Pensamento em...

ENCONTRO - NUPAE no dia 12 de julho de 2025 - Merleau-Ponty

Dia 12 de julho de 2025 foi marcado por mais um dia de estudos "merleau-pontyanos", do NUPAE, na Escola Belas Artes de Joinville. A obra de Maurice Merleau-Ponty, intitulada: Fenomenologia da percepção compõe a gama de textos e temas em estudo pelo Núcleo no ano de 2025. Segue um registro desse querido encontro! O que é a fenomenologia? Pode parecer estranho que ainda se precise colocar essa questão meio século depois dos primeiros trabalhos de Husserl. Todavia, ela está longe de estar resolvida. A fenomenologia é o estudo das essências, e todos os problemas, segundo ela, resumem-se em definir essências: a essência da percepção, a essência da consciência, por exemplo. Mas a fenomenologia é também uma filosofia que repõe as essências na existência, e não pensa que se possa compreender o homem e o mundo de outra maneira senão a partir de sua "facticidade". É uma filosofia transcendental que coloca em suspenso, para compreendê-las, as afirmações da atitude natural, mas...