Pular para o conteúdo principal

NUPAE

O Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, criado e legitimado pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE em 2003 e cadastrado no CNPq no mesmo ano, tem como objetivo desenvolver ações no contexto interno e externo da instituição, com parceiros nacionais e internacionais.

O Núcleo é formado por bolsistas, professores(as) e coordenadores(as) das redes públicas e particulares da Educação Básica, acadêmicos(as) e egressos do Ensino Superior e dos Programas de Pós-Graduação, Mestrados e Doutorados, artistas, promotores(as) culturais e profissionais de diversas áreas e instituições locais, nacionais e internacionais.

O grupo reúne-se com o intuito de desenvolver estudos, pesquisas e produções nas seguintes linhas de pesquisa:

1. Educação Estética e Processos de Criação: 

Investiga sobre educação e Experiências Estéticas, produção, teoria e crítica da arte, educação patrimonial, processos de criação nos espaços formais, não formais e informais da educação.

2. Educação, Linguagens e Práticas Educativas:

Investiga sobre o ensino e aprendizagem das Artes (visuais, cênicas, musicais, literárias e tecnológicas), considerando os territórios artísticos, culturais, virtuais e estéticos, além da investigação sobre/com infâncias e criança e currículo na educação básica e superior.



Nossos valores:

  • Sensibilidade/Afeto: dimensão estética, processos de criação, imaginação, emoção, intuição e imaginação;
  • Conhecimento Teórico/Conceitual: a arte e a sensibilidade são objetos de estudo, de pesquisa e de autoconhecimento;
  • Experiência: é o que nos passa, nos acontece e nos afeta. Conhecimento dos sentidos na e pela vida;
  • Diversidade: multiplicidade de culturas, conjunto de significados, crenças e valores norteadas de ações no  ensino, pesquisa e extensão;
  • Respeito: reconhecimento de outras formas de ser e de pensar, atitudes que aprendemos com as diferenças nas relações sociais e culturais;
  • Coletividade: cooperação e colaboração, compartilhamentos, aprendizagens uns com os outros, trocas significativas, ressignificações em nossas ações e sentidos.

Siga o NUPAE no Instagram: @_nupae

Postagens mais visitadas deste blog

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).

QUALIFICAÇÃO - "Práticas educativas e sensibilidades no ensino superior em administração: possibilidades e reverberações" com a Mestranda Alessandra Daiana da Costa (PPGE/Univille)

 No dia 4 de agosto de 2025, nossa querida Alessandra Daiana da Costa, pesquisadora do NUPAE e mestranda do PPGE/Univille, qualificou a sua pesquisa intitulada (inicialmente): "Práticas educativas e sensibilidades no ensino superior em administração: possibilidades e reverberações". A banca de qualificação foi composta pelas professoras doutoras Carla Carvalho (PPGE/FURB) e Rosana Mara Koerner (PPGE/Univille), e presidida pela professora orientadora Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto (PPGE/Univille). Parabéns Alessandra! Alessandra é Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille), bolsista pela Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado do Santa Catarina (FAPESC), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (Nupae) com foco nas práticas educativas e sensibilidades no ensino superior. Coordenadora de Avaliações na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), e ...

DEFESA - "Trilhando experiências na jornada digital com o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação/NUPAE" com Karinna Alves Cargnin, Dra. em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 O dia 20 de agosto de 2025 foi um dia muito especial! O NUPAE contou com a defesa da tese, intitulada: "Trilhando experiências na jornada digital com o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação/NUPAE", de Karinna Alves Cargnin , então Dra. em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Linha de Pesquisa Educação e Comunicação (ECO). Em breve a tese será publicada no Repositório Institucional da UFSC  e poderá ser apreciada. Convite para a Banca de Defesa de Tese de Karinna Alves Cargnin A banca de defesa foi composta pelas professoras: Dra. Salete de Fátima Noro Cordeiro da UFBA, como examinadora externa; a Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto da UNIVILLE, também como examinadora externa; e a Dra. Gilka Elvira Ponzi Girardello da UFSC, como examinadora interna.  Também compuseram a banca a Profa. Dra. Andrea Brandão Lapa como presidente e orientadora de tese e o Prof. Rogério Santos Pereira . Parabéns querida Karinna!  Karinna Alves Cargnin Karinna ...