O Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, criado e legitimado pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE em 2003 e cadastrado no CNPq no mesmo ano, tem como objetivo desenvolver ações no contexto interno e externo da instituição, com parceiros nacionais e internacionais.
O Núcleo é formado por bolsistas, professores(as) e coordenadores(as) das redes públicas e particulares da Educação Básica, acadêmicos(as) e egressos do Ensino Superior e dos Programas de Pós-Graduação, Mestrados e Doutorados, artistas, promotores(as) culturais e profissionais de diversas áreas e instituições locais, nacionais e internacionais.
O grupo reúne-se com o intuito de desenvolver estudos, pesquisas e produções nas seguintes linhas de pesquisa:
1. Educação Estética e Processos de Criação:
Investiga sobre educação e Experiências Estéticas, produção, teoria e crítica da arte, educação patrimonial, processos de criação nos espaços formais, não formais e informais da educação.
2. Educação, Linguagens e Práticas Educativas:
Investiga sobre o ensino e aprendizagem das Artes (visuais, cênicas, musicais, literárias e tecnológicas), considerando os territórios artísticos, culturais, virtuais e estéticos, além da investigação sobre/com infâncias e criança e currículo na educação básica e superior.
Nossos valores:
- Sensibilidade/Afeto: dimensão estética, processos de criação, imaginação, emoção, intuição e imaginação;
- Conhecimento Teórico/Conceitual: a arte e a sensibilidade são objetos de estudo, de pesquisa e de autoconhecimento;
- Experiência: é o que nos passa, nos acontece e nos afeta. Conhecimento dos sentidos na e pela vida;
- Diversidade: multiplicidade de culturas, conjunto de significados, crenças e valores norteadas de ações no ensino, pesquisa e extensão;
- Respeito: reconhecimento de outras formas de ser e de pensar, atitudes que aprendemos com as diferenças nas relações sociais e culturais;
- Coletividade: cooperação e colaboração, compartilhamentos, aprendizagens uns com os outros, trocas significativas, ressignificações em nossas ações e sentidos.