Pular para o conteúdo principal

PATRI

O Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE contempla a modalidade de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculado à Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, por meio do projeto chamado PATRI.

O PATRI - NUPAE/UNIVILLE proporciona "Formação Continuada em Educação Patrimonial" para professores, coordenadores, pesquisadores, alunos e comunidade, tendo as áreas: infância, arte/educação, cultura, patrimônio, mediação, educação não formal, entre outras, como temas geradores.

Em 2021, o projeto PATRI chega a sua 13ª edição intitulado: "Educação e seus desdobramentos: currículo, experiência e sensibilidade nas práticas pedagógicas". A ideia é pensar  a educação  e seus desdobramentos por meio de formação continuada para professores da educação básica.


Confira na linha do tempo os temas tratados ao longo dos oito anos de realização do PATRI


2009 - "Educação Patrimonial: formação e construção de identidades"

Objetivo: Realizar formação continuada em Educação Patrimonial no município de Joinvillle e seu entorno, que permita aos professores de Educação Infantil e Séries Iniciais da rede pública municipal a ampliação dos conceitos sobre Cultura, Patrimônio, Cultura Material e Imaterial, a fim de mediarem ações pedagógicas com as crianças no contexto da escola, abrindo caminhos para melhores condições sócio-culturais.

2010 - "Educação Patrimonial: formação continuada e construção de identidades – PATRI 2"

Objetivo: Orientar, acompanhar e registrar o desenvolvimento de projetos de Educação Infantil da rede pública aos espaços culturais de Joinville, a fim de reiterar questões referentes à formação continuada realizada em 2009 que teve como foco o patrimônio cultural e o sentimento de pertença. Continuar o processo de formação com professores e coordenadores da Educação Infantil da rede pública em Educação Patrimonial, oportunizando aos profissionais a ampliação dos conceitos sobre Arte, Cultura, Patrimônio e conexões midiáticas, a fim de mediarem ações pedagógicas com as crianças no contexto da escola, abrindo caminhos para melhores condições sócio-culturais.

2011 - “Educação Patrimonial: convalidação da cartilha virtual por meio de formação continuada – PATRI 3”

Objetivo: Convalidar cartilha virtual sobre educação patrimonial construída no Projeto de Extensão PATRI 2, a partir de formação continuada com professores das Redes Públicas e Particulares que atuam com a infância na área educacional.

2012 - "Educação Patrimonial para a infância: construção de material educativo impresso e formação continuada - PATRI 4"

Objetivo: Construir material educativo impresso a partir da formação continuada em educação patrimonial para a infância com um grupo de 40 professores e coordenadores da Rede Pública do Município de Joinville e Colégio da Univille, a fim de possibilitar a troca de experiências, a socialização de conhecimentos, a interação e o trabalho compartilhado.

2013 - "Formação Continuada: educação patrimonial no contexto do magistério - mediação e interlocução com as crianças - PATRI 5"

Objetivo: Realizar formação continuada em educação patrimonial para a infância para um grupo de alunos e professores do magistério da rede pública de ensino, no intuito de contribuir para as reflexões sobre arte e cultura e no desdobramento desses conhecimentos no contexto da infância (anos iniciais).

2014 - "Educação Patrimonial: possibilidades de mediação cultural para a infância - possibilidades de mediação cultural para a infância -  PATRI 6"

Objetivo: Realizar formação continuada para profissionais da educação que atuam com mediação cultural, tendo como referência material educativo virtual e experiências estéticas em locais culturais, no intuito de pensar ações voltadas ao público infantil (4 e 5 anos).

2015 -  “Mediação Cultural: deslocamentos, aprendizagens e sentires - PATRI 7”

Objetivo: Fomentar a formação continuada por meio de palestras, oficinas e encontros com ênfase nas questões da arte e da educação.

2016 - “Educação, linguagem e arte: nas entrelinhas dos estudos culturais" 

Objetivo: Realizar formação continuada para profissionais da educação, arte e cultura, tendo como referência os estudos culturais por meio de palestras, mesas redondas e oficinas. 

2017 - "Educação Patrimonial para a Infância"

Objetivo: Desenvolver ações de formação continuada e produção científica com foco na educação patrimonial para a infância, articulando a educação formal e não formal.

2018 - "Educação Patrimonial para a Infância"

Objetivo: Desenvolver formação para profissionais da educação e da cultura, a fim de subsidiar suas práticas pedagógicas no contexto formal, não formal e informal da educação básica e da cultura.

2019 - "Práticas Educativas: percursos formativos e sensibilidades" 

Objetivo: Refletir sobre a educação pelo sensível em todos os âmbitos do ensino, da extensão e da pesquisa, mobilizando o pensamento crítico e as sensibilidades em percursos formativos e na construção de saberes e de conhecimentos.

2020 - "Práticas Educativas: percursos formativos e sensibilidades"

Objetivo: Refletir sobre a educação pelo sensível em todos os âmbitos do ensino, da extensão e da pesquisa, mobilizando o pensamento crítico e as sensibilidades em percursos formativos e na construção de saberes e de conhecimentos.

Postagens mais visitadas deste blog

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).

QUALIFICAÇÃO - "Práticas educativas e sensibilidades no ensino superior em administração: possibilidades e reverberações" com a Mestranda Alessandra Daiana da Costa (PPGE/Univille)

 No dia 4 de agosto de 2025, nossa querida Alessandra Daiana da Costa, pesquisadora do NUPAE e mestranda do PPGE/Univille, qualificou a sua pesquisa intitulada (inicialmente): "Práticas educativas e sensibilidades no ensino superior em administração: possibilidades e reverberações". A banca de qualificação foi composta pelas professoras doutoras Carla Carvalho (PPGE/FURB) e Rosana Mara Koerner (PPGE/Univille), e presidida pela professora orientadora Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto (PPGE/Univille). Parabéns Alessandra! Alessandra é Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille), bolsista pela Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado do Santa Catarina (FAPESC), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (Nupae) com foco nas práticas educativas e sensibilidades no ensino superior. Coordenadora de Avaliações na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), e ...

DEFESA - "Trilhando experiências na jornada digital com o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação/NUPAE" com Karinna Alves Cargnin, Dra. em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 O dia 20 de agosto de 2025 foi um dia muito especial! O NUPAE contou com a defesa da tese, intitulada: "Trilhando experiências na jornada digital com o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação/NUPAE", de Karinna Alves Cargnin , então Dra. em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Linha de Pesquisa Educação e Comunicação (ECO). Em breve a tese será publicada no Repositório Institucional da UFSC  e poderá ser apreciada. Convite para a Banca de Defesa de Tese de Karinna Alves Cargnin A banca de defesa foi composta pelas professoras: Dra. Salete de Fátima Noro Cordeiro da UFBA, como examinadora externa; a Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto da UNIVILLE, também como examinadora externa; e a Dra. Gilka Elvira Ponzi Girardello da UFSC, como examinadora interna.  Também compuseram a banca a Profa. Dra. Andrea Brandão Lapa como presidente e orientadora de tese e o Prof. Rogério Santos Pereira . Parabéns querida Karinna!  Karinna Alves Cargnin Karinna ...