Pular para o conteúdo principal

PATRI

O Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE contempla a modalidade de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculado à Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, por meio do projeto chamado PATRI.

O PATRI - NUPAE/UNIVILLE proporciona "Formação Continuada em Educação Patrimonial" para professores, coordenadores, pesquisadores, alunos e comunidade, tendo as áreas: infância, arte/educação, cultura, patrimônio, mediação, educação não formal, entre outras, como temas geradores.

Em 2021, o projeto PATRI chega a sua 13ª edição intitulado: "Educação e seus desdobramentos: currículo, experiência e sensibilidade nas práticas pedagógicas". A ideia é pensar  a educação  e seus desdobramentos por meio de formação continuada para professores da educação básica.


Confira na linha do tempo os temas tratados ao longo dos oito anos de realização do PATRI


2009 - "Educação Patrimonial: formação e construção de identidades"

Objetivo: Realizar formação continuada em Educação Patrimonial no município de Joinvillle e seu entorno, que permita aos professores de Educação Infantil e Séries Iniciais da rede pública municipal a ampliação dos conceitos sobre Cultura, Patrimônio, Cultura Material e Imaterial, a fim de mediarem ações pedagógicas com as crianças no contexto da escola, abrindo caminhos para melhores condições sócio-culturais.

2010 - "Educação Patrimonial: formação continuada e construção de identidades – PATRI 2"

Objetivo: Orientar, acompanhar e registrar o desenvolvimento de projetos de Educação Infantil da rede pública aos espaços culturais de Joinville, a fim de reiterar questões referentes à formação continuada realizada em 2009 que teve como foco o patrimônio cultural e o sentimento de pertença. Continuar o processo de formação com professores e coordenadores da Educação Infantil da rede pública em Educação Patrimonial, oportunizando aos profissionais a ampliação dos conceitos sobre Arte, Cultura, Patrimônio e conexões midiáticas, a fim de mediarem ações pedagógicas com as crianças no contexto da escola, abrindo caminhos para melhores condições sócio-culturais.

2011 - “Educação Patrimonial: convalidação da cartilha virtual por meio de formação continuada – PATRI 3”

Objetivo: Convalidar cartilha virtual sobre educação patrimonial construída no Projeto de Extensão PATRI 2, a partir de formação continuada com professores das Redes Públicas e Particulares que atuam com a infância na área educacional.

2012 - "Educação Patrimonial para a infância: construção de material educativo impresso e formação continuada - PATRI 4"

Objetivo: Construir material educativo impresso a partir da formação continuada em educação patrimonial para a infância com um grupo de 40 professores e coordenadores da Rede Pública do Município de Joinville e Colégio da Univille, a fim de possibilitar a troca de experiências, a socialização de conhecimentos, a interação e o trabalho compartilhado.

2013 - "Formação Continuada: educação patrimonial no contexto do magistério - mediação e interlocução com as crianças - PATRI 5"

Objetivo: Realizar formação continuada em educação patrimonial para a infância para um grupo de alunos e professores do magistério da rede pública de ensino, no intuito de contribuir para as reflexões sobre arte e cultura e no desdobramento desses conhecimentos no contexto da infância (anos iniciais).

2014 - "Educação Patrimonial: possibilidades de mediação cultural para a infância - possibilidades de mediação cultural para a infância -  PATRI 6"

Objetivo: Realizar formação continuada para profissionais da educação que atuam com mediação cultural, tendo como referência material educativo virtual e experiências estéticas em locais culturais, no intuito de pensar ações voltadas ao público infantil (4 e 5 anos).

2015 -  “Mediação Cultural: deslocamentos, aprendizagens e sentires - PATRI 7”

Objetivo: Fomentar a formação continuada por meio de palestras, oficinas e encontros com ênfase nas questões da arte e da educação.

2016 - “Educação, linguagem e arte: nas entrelinhas dos estudos culturais" 

Objetivo: Realizar formação continuada para profissionais da educação, arte e cultura, tendo como referência os estudos culturais por meio de palestras, mesas redondas e oficinas. 

2017 - "Educação Patrimonial para a Infância"

Objetivo: Desenvolver ações de formação continuada e produção científica com foco na educação patrimonial para a infância, articulando a educação formal e não formal.

2018 - "Educação Patrimonial para a Infância"

Objetivo: Desenvolver formação para profissionais da educação e da cultura, a fim de subsidiar suas práticas pedagógicas no contexto formal, não formal e informal da educação básica e da cultura.

2019 - "Práticas Educativas: percursos formativos e sensibilidades" 

Objetivo: Refletir sobre a educação pelo sensível em todos os âmbitos do ensino, da extensão e da pesquisa, mobilizando o pensamento crítico e as sensibilidades em percursos formativos e na construção de saberes e de conhecimentos.

2020 - "Práticas Educativas: percursos formativos e sensibilidades"

Objetivo: Refletir sobre a educação pelo sensível em todos os âmbitos do ensino, da extensão e da pesquisa, mobilizando o pensamento crítico e as sensibilidades em percursos formativos e na construção de saberes e de conhecimentos.

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO - III Seminário "Educação, Arte e Cultura" - Edição 2025! (imagens atualizadas)

No dia 27 de junho de 2025, o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) promoveu o III Seminário do NUPAE, nesta edição intitulado: "Educação, Arte e Cultura" , com início às 19h, no Anfiteatro 1 da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). O seminário se estendeu ao sábado (dia 28/07) com uma aula, exclusiva aos membros, ministrada pela professora Sandra R. S. Richter. Confiram algumas imagens desse lindo encontro: Os seminários do NUPAE, vinculado à UNIVILLE e em parceria com a escola de artes Belas Artes Joinville, tem como finalidade compartilhar as pesquisas produzidas pelos seus membros, por meio de mesas e exposições e ainda, promover encontros entre pesquisadores/as, estudantes e professores/as que se dedicam ao campo da educação em suas múltiplas nuances e entrelaçamentos.  Confira algumas imagens do  II Seminário, da edição de 2024 - AQUI . Conferência Nesta edição o Seminário contou com a Conferência: "Educação, Artes e Experiência de Pensamento em...

ENCONTRO - NUPAE no dia 12 de julho de 2025 - Merleau-Ponty

Dia 12 de julho de 2025 foi marcado por mais um dia de estudos "merleau-pontyanos", do NUPAE, na Escola Belas Artes de Joinville. A obra de Maurice Merleau-Ponty, intitulada: Fenomenologia da percepção compõe a gama de textos e temas em estudo pelo Núcleo no ano de 2025. Segue um registro desse querido encontro! O que é a fenomenologia? Pode parecer estranho que ainda se precise colocar essa questão meio século depois dos primeiros trabalhos de Husserl. Todavia, ela está longe de estar resolvida. A fenomenologia é o estudo das essências, e todos os problemas, segundo ela, resumem-se em definir essências: a essência da percepção, a essência da consciência, por exemplo. Mas a fenomenologia é também uma filosofia que repõe as essências na existência, e não pensa que se possa compreender o homem e o mundo de outra maneira senão a partir de sua "facticidade". É uma filosofia transcendental que coloca em suspenso, para compreendê-las, as afirmações da atitude natural, mas...

LIVRO - Lançamento da obra: "A criança como autora do conhecimento: oficinas estéticas com as infâncias" - das autoras Daiane de Melo Gava, Silvia Sell Duarte Pillotto e Eliana Stamm

Dia 10 de abril de 2025 , às 19h , no Anfiteatro 1 da UNIVILLE , contaremos com a presença das autoras Daiane de Melo Gava, Silvia Sell Duarte Pillotto e Eliana Stamm, para o lançamento da obra: "A criança como autora do conhecimento: oficinas estéticas com as infâncias". A entrada é gratuita, estacionamento também! Não deixem de participar desse encontro que contará também com uma mesa redonda para compartilhar a produção desta linda experiência! A autora Daiane é Doutoranda em Educação na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2024), Mestra em Educação - UNIVILLE (2020). Pós-Graduada em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2017). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional Anhanguera - Joinville SC (2015). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE. Vinculada à Prefeitura de Garuva - SC como professora de anos iniciais (Desde 2014). Atualmente, membro do Progr...