Pular para o conteúdo principal

PATRI

O Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE contempla a modalidade de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculado à Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, por meio do projeto chamado PATRI.

O PATRI - NUPAE/UNIVILLE proporciona "Formação Continuada em Educação Patrimonial" para professores, coordenadores, pesquisadores, alunos e comunidade, tendo as áreas: infância, arte/educação, cultura, patrimônio, mediação, educação não formal, entre outras, como temas geradores.

Em 2021, o projeto PATRI chega a sua 13ª edição intitulado: "Educação e seus desdobramentos: currículo, experiência e sensibilidade nas práticas pedagógicas". A ideia é pensar  a educação  e seus desdobramentos por meio de formação continuada para professores da educação básica.


Confira na linha do tempo os temas tratados ao longo dos oito anos de realização do PATRI


2009 - "Educação Patrimonial: formação e construção de identidades"

Objetivo: Realizar formação continuada em Educação Patrimonial no município de Joinvillle e seu entorno, que permita aos professores de Educação Infantil e Séries Iniciais da rede pública municipal a ampliação dos conceitos sobre Cultura, Patrimônio, Cultura Material e Imaterial, a fim de mediarem ações pedagógicas com as crianças no contexto da escola, abrindo caminhos para melhores condições sócio-culturais.

2010 - "Educação Patrimonial: formação continuada e construção de identidades – PATRI 2"

Objetivo: Orientar, acompanhar e registrar o desenvolvimento de projetos de Educação Infantil da rede pública aos espaços culturais de Joinville, a fim de reiterar questões referentes à formação continuada realizada em 2009 que teve como foco o patrimônio cultural e o sentimento de pertença. Continuar o processo de formação com professores e coordenadores da Educação Infantil da rede pública em Educação Patrimonial, oportunizando aos profissionais a ampliação dos conceitos sobre Arte, Cultura, Patrimônio e conexões midiáticas, a fim de mediarem ações pedagógicas com as crianças no contexto da escola, abrindo caminhos para melhores condições sócio-culturais.

2011 - “Educação Patrimonial: convalidação da cartilha virtual por meio de formação continuada – PATRI 3”

Objetivo: Convalidar cartilha virtual sobre educação patrimonial construída no Projeto de Extensão PATRI 2, a partir de formação continuada com professores das Redes Públicas e Particulares que atuam com a infância na área educacional.

2012 - "Educação Patrimonial para a infância: construção de material educativo impresso e formação continuada - PATRI 4"

Objetivo: Construir material educativo impresso a partir da formação continuada em educação patrimonial para a infância com um grupo de 40 professores e coordenadores da Rede Pública do Município de Joinville e Colégio da Univille, a fim de possibilitar a troca de experiências, a socialização de conhecimentos, a interação e o trabalho compartilhado.

2013 - "Formação Continuada: educação patrimonial no contexto do magistério - mediação e interlocução com as crianças - PATRI 5"

Objetivo: Realizar formação continuada em educação patrimonial para a infância para um grupo de alunos e professores do magistério da rede pública de ensino, no intuito de contribuir para as reflexões sobre arte e cultura e no desdobramento desses conhecimentos no contexto da infância (anos iniciais).

2014 - "Educação Patrimonial: possibilidades de mediação cultural para a infância - possibilidades de mediação cultural para a infância -  PATRI 6"

Objetivo: Realizar formação continuada para profissionais da educação que atuam com mediação cultural, tendo como referência material educativo virtual e experiências estéticas em locais culturais, no intuito de pensar ações voltadas ao público infantil (4 e 5 anos).

2015 -  “Mediação Cultural: deslocamentos, aprendizagens e sentires - PATRI 7”

Objetivo: Fomentar a formação continuada por meio de palestras, oficinas e encontros com ênfase nas questões da arte e da educação.

2016 - “Educação, linguagem e arte: nas entrelinhas dos estudos culturais" 

Objetivo: Realizar formação continuada para profissionais da educação, arte e cultura, tendo como referência os estudos culturais por meio de palestras, mesas redondas e oficinas. 

2017 - "Educação Patrimonial para a Infância"

Objetivo: Desenvolver ações de formação continuada e produção científica com foco na educação patrimonial para a infância, articulando a educação formal e não formal.

2018 - "Educação Patrimonial para a Infância"

Objetivo: Desenvolver formação para profissionais da educação e da cultura, a fim de subsidiar suas práticas pedagógicas no contexto formal, não formal e informal da educação básica e da cultura.

2019 - "Práticas Educativas: percursos formativos e sensibilidades" 

Objetivo: Refletir sobre a educação pelo sensível em todos os âmbitos do ensino, da extensão e da pesquisa, mobilizando o pensamento crítico e as sensibilidades em percursos formativos e na construção de saberes e de conhecimentos.

2020 - "Práticas Educativas: percursos formativos e sensibilidades"

Objetivo: Refletir sobre a educação pelo sensível em todos os âmbitos do ensino, da extensão e da pesquisa, mobilizando o pensamento crítico e as sensibilidades em percursos formativos e na construção de saberes e de conhecimentos.

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "História da disciplina de Arte no curso de Pedagogia: concepções de suas pioneiras e seus legados" com a professora Dra. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi

 No dia 22 de setembro de 2025, o NUPAE, via canal do youtube: (In)completudes, vai receber a professora Dra.  Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi , com o tema:  "História da disciplina de Arte no curso de Pedagogia: concepções de suas pioneiras e seus legados", sob a mediação das professoras doutoras Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon. Não percam! Participem via Chat!  Link:  https://www.youtube.com/watch?v=9QNwJWvh2y8 Data: 22/09/2025 Início: 19h 30min A professora Lúcia é:  Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP). Mestre em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Doutora em Educação na área de Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP - Bolsa FAPESP). Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (Brasil) e pela ...

EVENTO - "EDUCERE 2025 - ETHOS DA EDUCAÇÃO: (RE)CONEXÕES ECOSSISTÊMICAS" com a participação das pesquisadoras do NUPAE, sob a orientação da Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto

 Na primeira semana, de 1 até 4 de setembro de 2025, as pesquisadoras do NUPAE: Alessandra Daiana da Costa, Daiane de Melo Gava, Kelly Mariot Rohr, Luiza Corrêa Cunha, Paula Carina Kornatzki e Rita de Cássia Fraga da Costa, sob orientação da Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto; participaram do XVII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, que este ano se doa ao tema: ETHOS DA EDUCAÇÃO: (RE)CONEXÕES ECOSSISTÊMICAS . Esq. para dir.:  Daiane de Melo Gava, Kelly Mariot Rohr,  Alessandra Daiana da Costa e Paula Carina Kornatzki. As pesquisadoras compartilharam os seus estudos (concluídos e em andamento) e participaram de outras apresentações de forma remota e presencial (na PUC, em Curitiba/PR). Confiram algumas imagens abaixo: Alessandra Daiana da Costa, Mestranda em Educação. Daiane de Melo Gava,  Doutoranda em Educação pelo PPGE/Univille. Kelly Mariot Rohr, Mestranda em Educação pelo PPGE/Univille. Paula Carina Kornatzki. Esq. para dir.: Alessandra ...