Pular para o conteúdo principal

PESQUISA INTERNACIONAL - Formação docente em e com artes/culturas

Os(As) pesquisadores(as) do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE), que estão participando da pesquisa Formação docente em e com artes/culturas, realizaram na noite da última quarta-feira (19/04/2023), a pesquisa de campo com 22 estudantes do curso de Pedagogia da Univille.

O desenvolvimento da Proposição Estética: da memória musical ao movimento:  vivências (im)pensadas para o corpo, demonstrou a complexidade de se fazer pesquisa acontecer com muitas mãos, destacando a cooperação entre todos -  um encontro de afetos entre pesquisadores e partícipes da pesquisa, incluindo a produção dos dados. Um rizoma que (entre)laça pensamentos e sentires, efeito do trabalho de muitos encontros entre os pesquisadores para estudar aspectos conceituais e metodológicos da pesquisa: Formação docente em e com artes/culturas. 

Importante de ser dito que a referida pesquisa é composta de alguns pesquisadores do NUPAE/Univille e mais 21 instituições brasileiras e estrangeiras. Todas as instituições envolvidas, estão atentas as seguintes indagações: quais são as bagagens artísticas/culturais de estudantes do curso de Pedagogia ou similares? O que revelam? Como gerar a criação artística que consista em si mesmo uma ação formativa, cultural e investigativa? 

A partir dessas problematizações, o objetivo é produzir mapeamento da bagagem artística/cultural de acadêmicos de Pedagogia, traçando linhas de atuação para potencializar as artes/culturas na formação docente. 

Esperamos que os processos/resultados possam: potencializar as artes, as culturas e a educação humanitária nos currículos; repensar a formação inicial dos acadêmicos envolvidos, dando ênfase às sensibilidades; criar proposições educacionais aos acadêmicos e professores que atuam nos cursos de Pedagogia e afins; estender as proposições educacionais para a futura atuação na Educação Básica, entre outros.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "Experiencia visual y Educación Estética" com Joaquín Roldán Ramírez (Universidad de Granada/Espanha)

 No dia 4 de dezembro de 2025, o (In)completudes contou com a presença ilustre do professor Dr. Joaquín Roldán Ramírez, da Universidade de Granada, na Espanha. A sua presença é acompanhada de uma de nossas pesquisadoras em doutoramento, Daiane de Melo Gava, que nesse momento está na Espanha. Com o tema "Experiência visual e educação estética" (Experiencia visual y Educación Estética), também contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª  Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille/PPGE/Brasil) e Prof.ª Dr.ª Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (Instituto Belas Artes/Brasil). A live está disponível AQUI! Confiram!

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).