Pular para o conteúdo principal

PALESTRA - "Sensibilidade na educação" - por Daiane de Melo Gava, Mestra em Educação

A pesquisadora do NUPAE, professora Daiane de Melo Gava, Mestra em Educação, recebeu a honraria de participar da 1ª Semana de Estudos Pedagógicos do Centro Educacional Quintal dos Sonhos, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de julho de 2022.

A professora Daiane ministrou a palestra intitulada “Sensibilidade na educação” no dia 29 de julho. Nesta oportunidade, Daiane compartilhou suas experiências com os anos iniciais do ensino fundamental I, principalmente, suas experiências na pesquisa e prática da educação sensível.

A 1ª Semana de Estudos Pedagógicos foi o primeiro evento de formação docente do Centro Educacional Quintal dos Sonhos. Este primeiro momento, que espera-se que seja o primeiro muitos outros, teve como fio condutor de estudos: o Projeto Político Pedagógico – PPP. O PPP do Centro fundamenta a visão de educação e os sonhos relativos aos modos dos sujeitos se relacionarem entre si e com o meio. O Centro Educacional Quintal dos Sonhos considera, em seus pressupostos filosóficos, uma “instituição harmônica, que inspira tranquilidade, serenidade, que preza pelo respeito às diferenças, pela sensibilidade, pela valorização da Arte, das manifestações culturais, pelo aprendizado por meio de vivências e experiências de aprendizagem integradoras”; e o “trabalho político-educativo sustentado na equidade, com projetos que deem oportunidade de aprendizagem a todos, com ações e recursos diversificados, respeitando o modo de aprender de cada aluno, prezando pela sensibilidade e isso perpassa as questões de respeito às diferenças culturais, raciais, de gênero, de deficiências cognitivas e/ou físicas”. (Texto adaptado do convite encaminhado pelo Centro Educacional Quintal dos Sonhos)

Parabéns querida Daiane!




Comentários

  1. Parabéns querida tudo o que você faz é uma perfeição tia cada vez mais orgulhosa de você❤👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Nupae sempre fazendo a diferença! Orgulho dessa turma!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "Experiencia visual y Educación Estética" com Joaquín Roldán Ramírez (Universidad de Granada/Espanha)

 No dia 4 de dezembro de 2025, o (In)completudes contou com a presença ilustre do professor Dr. Joaquín Roldán Ramírez, da Universidade de Granada, na Espanha. A sua presença é acompanhada de uma de nossas pesquisadoras em doutoramento, Daiane de Melo Gava, que nesse momento está na Espanha. Com o tema "Experiência visual e educação estética" (Experiencia visual y Educación Estética), também contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª  Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille/PPGE/Brasil) e Prof.ª Dr.ª Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (Instituto Belas Artes/Brasil). A live está disponível AQUI! Confiram!

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).