Agendem-se para participar no dia 24 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 19h, da Live "Habitar o museu com criança pequena", com as incríveis professoras/pesquisadoras, Analice Pillar e Solange Gabre. Não é necessário fazer inscrição, basta clicar AQUI e curtir a Live conosco!
Analice Dutra Pillar, é doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (1994), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (1990) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Realizou pós-doutorado em Artes na Facultad de Bellas Artes da Universidad Complutense de Madrid, Espanha (2012-2013). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq. É Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professora na graduação e, desde 1995, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS, orientando Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado na área de Educação e Artes Visuais. Foi membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (1995-1998, 2011-2012 e 2013-2014); membro da Comissão de Graduação em Artes Visuais, de 1993 a 2006; membro da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Educação, de 1998 a 2000. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É sócia da International Society of Education Through Art (INSEA), da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Editora-Chefe da Revista GEARTE da UFRGS. Integra o Conselho Editorial do International Journal of Education Through Art (IJETA); da Revista Matéria Prima; da Revista Art&; da Revista Palíndromo; da Revista Paralelo 31. Desenvolve atividades como avaliadora e consultora ad hoc para periódicos, agências de fomento nacionais e internacionais. Participou de vários Comitês Científicos. Tem experiência nas áreas de Educação e de Artes, com ênfase no Ensino de Artes Visuais, formação de professores, artes visuais, leitura da imagem, infância. Realiza pesquisas com foco na apreensão de efeitos de sentido em produções visuais e audiovisuais da arte, da mídia e do cotidiano visando possibilidades de leitura para a educação. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais qualificados nas áreas de Educação e de Artes; e capítulos em livros na área do Ensino de Artes Visuais. Autora dos livros Desenho e escrita como sistemas de alfabetização; Desenho e construção de conhecimento na criança; A educação do olhar no ensino das artes; Televisão e criança: leituras de imagens; O vídeo e a Metodologia Triangular no ensino da arte; Fazendo artes na alfabetização. (Texto extraído do currículo Lattes).
Solange de Fátima Gabre, é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016), sob a orientação da Profa. Dra. Analice Dutra Pillar, na linha de pesquisa em Arte, Linguagem e Currículo. Fez Estágio de Doutorado Sanduíche em Madrid, Espanha (UCM, 2015), sob coorientação da Profa. Dra. María Acaso, com bolsa PDSE da Capes (Processo BEX 5195/14-4). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2011) sob a orientação da Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto. Possui especialização em Museologia pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP e Educação Especial/Inclusão pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. É graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP . Autora da obra "Habitar o Museu com a Criança Pequena: formação colaborativa como possibilidade", pela editora Appris (2021). Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, arte, educação infantil, museu e mediação cultural. (Texto extraído do currículo Lattes).
Comentários
Postar um comentário