Com o 1º encontro do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE), realizado de forma remota, no dia 23 de fevereiro de 2022, anunciamos o início oficial do ano de 2022!
Após as boas-vindas aos novos membros, a noite seguiu com a publicização das políticas do núcleo, a apresentação dos pesquisadores voluntários e suas funções colaborativas. Em seguida, sob a coordenação da professora Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto e da Doutoranda Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, o cronograma de comunicações, lives, relatos e mediações foram definidos, alocando os participantes internos, bem como os convidados.
Neste ano, como objeto de investigação, definiu-se o estudo da obra Ecosofia: uma ecologia para nosso tempo, de Michel Maffesoli, doutor em Ciências Humanas e Sociologia e considerado um dos maiores especialistas em pós-modernidade.
Sinopse da obra:
A nossa comtemporaneidade é caracterizada por uma qualitativa transformação ecológica. A difusão da pandemia de Covid-19 nos fez ficar diante de um horizonte incerto e de uma inédita arquitetura do social, composta, além de nós, seres humanos, também pelos vírus, dados, algoritmose por um conjunto de tecnologias que nos permitiram monitorar a pandemia e reduzir o seu impacto. Compreendemos rapidamente que o nosso comum e as nossas comunidades não estavam formados apenas pelos sujeitos inteligentes, os animais políticos aristotélicos, mas igualmente por outros poderosos atores capazes de modificar nossa vida e alterar as economias do mundo inteiro em poucos dias.
Na nossa época, perante os vírus, as mudanças climáticas e os desafios de um novo tipo de ecologia hiperconexa, é necessária uma mudança de passo. Nos nossos conturbados e surpreendentes tempos, somos chamados a construir uma nova ideia do social. A obra herética de Michel Maffesoli, intencionalmente ignorada pela sociologia brasileira, tornou-se fundamental para começar a compreender a nova complexidade desta nossa época pandêmica. O ponto de partida da sociologia excomungada de Maffesoli é uma particular fenomenologia descritiva baseada em uma pesquisa linguística rigorosa e, também, na busca contínua de uma linguagem heurística, capaz de narrar os novos tempos.
A ecosofia de Maffesoli pouco tem a ver com o ecologismo: seu alcance é mais profundo e remete à alteração de nossa condição habitativa. Para compreendê-la, torna-se fundamental a construção de uma nova episteme, elaborada através da busca de palavras capazes de dizer não mais o que está em nossa frente, como objeto ou como paisagem, mas dizer a condição habitativa de um mundo e de uma complexidade que, além de constituir nosso horizonte problemático, também nos habita. São essas as palavras encontradas e sugeridas por Michel Maffesoli. Como velas, elas podem nos orientar nos tempestuosos e complexos mares da nossa comtemporaneidade.
Por MASSIMO DI FELICE. (sinopse da obra).
Bons estudos NUPAE!!
Comentários
Postar um comentário