Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO NUPAE - 1º encontro de 2022 - Apresentação dos novos membros e organização dos trabalhos

Com o 1º encontro do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE), realizado de forma remota, no dia 23 de fevereiro de 2022, anunciamos o início oficial do ano de 2022! 

Após as boas-vindas aos novos membros, a noite seguiu com a publicização das políticas do núcleo, a apresentação dos pesquisadores voluntários e suas funções colaborativas. Em seguida, sob a coordenação da professora Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto e da Doutoranda Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, o cronograma de comunicações, lives, relatos e mediações foram definidos, alocando os participantes internos, bem como os convidados.

Neste ano, como objeto de investigação, definiu-se o estudo da obra Ecosofia: uma ecologia para nosso tempo, de Michel Maffesoli, doutor em Ciências Humanas e Sociologia e considerado um dos maiores especialistas em pós-modernidade.

Sinopse da obra:

A nossa comtemporaneidade é caracterizada por uma qualitativa transformação ecológica. A difusão da pandemia de Covid-19 nos fez ficar diante de um horizonte incerto e de uma inédita arquitetura do social, composta, além de nós, seres humanos, também pelos vírus, dados, algoritmose por um conjunto de tecnologias que nos permitiram monitorar a pandemia e reduzir o seu impacto. Compreendemos rapidamente que o nosso comum e as nossas comunidades não estavam formados apenas pelos sujeitos inteligentes, os animais políticos aristotélicos, mas igualmente por outros poderosos atores capazes de modificar nossa vida e alterar as economias do mundo inteiro em poucos dias. 

Também a difusão da consciência das mudançasclimáticas contribuiu nos últimos anos para a alteração do nosso imaginário ecológico, não mais fundamentado na ideia de ambiente (do latim ambire: o que está em volta, ao redor), mas naquela de redes complexas e interdependentes. Uma nova época já começou - uma nova etapa da história da nossa espécie, que hoje descobrimos estritamente ligada e dependente da evolução do planeta Gaia. Para navegar nestes novos tempos, não temos ainda uma teoria social. A ideia de sociedade produzida pela sociologia, baseada na concepção da coletividae entendida como o conjunto composto apenas por humanos (socius), é obsoleta. 

Na nossa época, perante os vírus, as mudanças climáticas e os desafios de um novo tipo de ecologia hiperconexa, é necessária uma mudança de passo. Nos nossos conturbados e surpreendentes tempos, somos chamados a construir uma nova ideia do social. A obra herética de Michel Maffesoli, intencionalmente ignorada pela sociologia brasileira, tornou-se fundamental para começar a compreender a nova complexidade desta nossa época pandêmica. O ponto de partida da sociologia excomungada de Maffesoli é uma particular fenomenologia descritiva baseada em uma pesquisa linguística rigorosa e, também, na busca contínua de uma linguagem heurística, capaz de narrar os novos tempos.

A ecosofia de Maffesoli pouco tem a ver com o ecologismo: seu alcance é mais profundo e remete à alteração de nossa condição habitativa. Para compreendê-la, torna-se fundamental a construção de uma nova episteme, elaborada através da busca de palavras capazes de dizer não mais o que está em nossa frente, como objeto ou como paisagem, mas dizer a condição habitativa de um mundo e de uma complexidade que, além de constituir nosso horizonte problemático, também nos habita. São essas as palavras encontradas e sugeridas por Michel Maffesoli. Como velas, elas podem nos orientar nos tempestuosos e complexos mares da nossa comtemporaneidade. 

Por MASSIMO DI FELICE. (sinopse da obra).


Bons estudos NUPAE!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "Experiencia visual y Educación Estética" com Joaquín Roldán Ramírez (Universidad de Granada/Espanha)

 No dia 4 de dezembro de 2025, o (In)completudes contou com a presença ilustre do professor Dr. Joaquín Roldán Ramírez, da Universidade de Granada, na Espanha. A sua presença é acompanhada de uma de nossas pesquisadoras em doutoramento, Daiane de Melo Gava, que nesse momento está na Espanha. Com o tema "Experiência visual e educação estética" (Experiencia visual y Educación Estética), também contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª  Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille/PPGE/Brasil) e Prof.ª Dr.ª Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (Instituto Belas Artes/Brasil). A live está disponível AQUI! Confiram!

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).