No dia 24 de novembro, aconteceu o penúltimo encontro de 2021 do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) vinculado à Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), via Plataforma Teams.
Mediado pela Mestranda em Educação, Elaine Laumann e pela Mestra em Educação, Patrícia Regina de Carvalho Leal, o encontro discutiu e performou sobre a obra "O mestre inventor: relatos de um viajante educador", de Walter Omar Kohan.
As pesquisadoras do NUPAE compartilharam poemas (autorais e de outros), tirinhas desenhadas, composições musicais, vídeos, percepções, memórias... Buscando em Kohan (2013, p. 25) "fazer escola", serem professoras viajantes, errantes, intensas e revolucionárias. Segundo Kohan (2013, p. 61):
O errante é o que joga o corpo no encontro com outros corpos, o que, em seu pensamento, em seus escritos, joga corporalmente a vida para mudar a vida, para interromper a vida onde não é vida, para permitir o nascimento de uma vida outra, nova, inexistente até o presente.
O Simón Rodriguez ensaiado por Kohan (2013, p. 71) afirma que a educação "[...] não deve imitar servilmente, mas ser original", que precisamos ensaiar/inventar escola, a educação popular, e ainda, que suas professoras e professores são muito mais a sua dedicação ao estudo (ao fazer ver, ao sentir, ao inspirar) do que os conhecimentos que possuem. Obrigada mediadoras! Até o próximo encontro!!
Referências
KOHAN, W. O. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Tradução de Hélia Freitas. Belo Horizonte: Autêntica Editora (Coleção Educação : Experiência e Sentido), 2013.
Comentários
Postar um comentário