Pular para o conteúdo principal

Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica

Entre os dias 16 a 20 de setembro, estivemos em São Paulo, participando do Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Um momento riquíssimo de aprendizado, conhecimento e troca de informações.

No dia 18, apresentamos três trabalhos. A colega Rita apresentou o pôster "Artesaniando a vida: memórias e narrativas de idosos numa experiência sensível na educação não formal"; a colega Patrícia o pôster "Narrativas (auto)biográficas: percursos de professoras andarilhas"; e a colega Letícia o artigo "Autobiografia e jovens em vulnerabilidade social: uma experiência com literatura".


A conferência de abertura contou com a professora Zeila de Brito Fabri Demartini, que falou sobre "Imigração e abordagem biográfica: desafios para a pesquisa", abordando a importância da pesquisa (auto)biográfica e os desafios enfrentados pelos pesquisadores. 

Também assistimos a mesa-redonda com o professor doutor Peter Alheit, da Alemanha, que abordou "Os desafios epistemológicos na pesquisa biográfica na pós-modernidade. Ele fez um levantamento histórico do surgimento das narrativas, narrativas de si e biografias, explicitando as diferenças ao longo dos séculos. 



Outro momento importante, foi a mesa-redonda "Infância, narrativas de si-mesmo e do outro e literatura infantil", onde encontramos o professor doutor Alberto Filipe Araújo, da Universidade do Minho. A partir de uma leitura de Pinóquio, o professor abordou as narrativas de si mesmo como um ritual iniciático, que vai promovendo transformações. Para ele, as alterações sofridas por Pinóquio demonstram sua chegada à vida adulta e contam com o auxílio da escola, que passa a tirar a imaginação das crianças. "O que somos se não figurantes de um teatro preto e branco na vida adulta?", considerou. 

Participamos de muitos debates, presenciamos muitas discussões importantes, tivemos contato com publicações e conceitos diferenciados e fizemos muitos contatos. Muitas ideias virão para 2019.

Como é comum em nossas viagens, não podíamos deixar de conferir a programação cultural de São Paulo e visitamos a Bienal, que este ano conta com o tema "Afinidades afetivas". Foi uma festa de afetamentos, sentimentos e ideias, contando ainda com a presença de nossa amiga e integrante do Nupae, Cissa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "Experiencia visual y Educación Estética" com Joaquín Roldán Ramírez (Universidad de Granada/Espanha)

 No dia 4 de dezembro de 2025, o (In)completudes contou com a presença ilustre do professor Dr. Joaquín Roldán Ramírez, da Universidade de Granada, na Espanha. A sua presença é acompanhada de uma de nossas pesquisadoras em doutoramento, Daiane de Melo Gava, que nesse momento está na Espanha. Com o tema "Experiência visual e educação estética" (Experiencia visual y Educación Estética), também contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª  Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille/PPGE/Brasil) e Prof.ª Dr.ª Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (Instituto Belas Artes/Brasil). A live está disponível AQUI! Confiram!

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).