Pular para o conteúdo principal

DISSERTAÇÕES E TESES

Tese em andamento 

Mediação cultural em rede - experiências, provocações e desafios com o público
Autora: Karinna Alves Cargnin
Doutorado em Educação - UFSC (Início em 2020)
 
Narrativas Artesaniadas: tecituras de um "Panô de Memórias"
Autora: Rita de Cássia Fraga da Costa (Bolsista CAPES- PROSUC)
Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade - UNIVILLE (Início em 2019)


Dissertações em andamento 

O educador social: a criança e o adolescente institucionalizado - uma leitura sensível
Autora: Elaine Laumann (Bolsista CAPES - PROSUC)
Mestrado em Educação - UNIVILLE (Início em 2020)

Uma análise (auto)biográfica dos processos criativos: implicações nas práticas educativas
Autora: Jaqueline de Almeida Camargo
Mestrado em Educação - UNIVILLE (Início em 2020)

Experiências estéticas na dança/educação: imbricamentos nos percursos formativos e na constituição docente
Autora: Andresa Gonçalves da Silva (Bolsista PICPG)
Mestrado em Educação - UNIVILLE (Início em 2020)

Vozes infantis: entre contação de histórias e leituras as narrativas se (re)inventam 
Autora: Luiza Corrêa Cunha (Bolsista CAPES- PROSUC)
Mestrado em Educação (Início em 2019)

O silêncio em práticas educativas musicais: a experiência sensível do (entre)lugar

Autor: Antonio Marcio Amaral
Mestrado em Educação (Início em 2019)

Oficinas estéticas nas práticas educativas: professora e crianças em seus percursos narrativos.

Autora: Daiane de Melo Gava
Mestrado em Educação (Início em 2019)


Teses finalizadas

Autora: Carla Clauber da Silva
Doutorado em Educação (2015)

Autora: Silvia Sell Duarte Pillotto
Doutorado em Engenharia de Produção (2003)


Dissertações finalizadas 

Experiências sensíveis atravessadas pela literatura em espaços não formais de educação
Autora: Letícia Caroline da Silva Jensen
Mestrado em Educação (2019)

Percursos de uma professora andarilha na Educação Infantil: narrativas (auto)biográficas 

Autora: Patrícia Regina de Carvalho Leal
Mestrado em Educação (2019)

Artesania: formação cultural, construções identitárias e experiências sensíveis na terceira idade
Autora: Rita de Cássia Fraga da Costa
Mestrado em Educação (2019)

Autora: Hilda Natume
Mestrado em Educação (2018) 

Autora: Ana Cristina Quintanilha Schreiber
Mestrado em Educação (2018)

Uma cartografia com a infância: experiências e múltiplas sonoridades
Autora: Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon
Mestrado em Educação (2017)

Sentidos e experiências na docência: processos de aprendizagem do instrumento musical na infância
Autor: Jorge César de Araujo Pires
Mestrado em Educação (2017)


Blog, identidade e formação continuada em educação infantil em Joinville
Autora: Patrícia Kricheldorf Hermes de Araújo
Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (2012)

Mediação cultural para a pequena infância: um projeto educativo no Museu Guido Viaro
Autora: Solange de Fátima Gabre
Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (2010)

Mediação cultural: Ação educativa no museu de arte de Joinville
Autora: Maria Bernadete Garcia Baran de Oliveira
Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIFICAÇÃO - "Práticas educativas e sensibilidades no ensino superior em administração: possibilidades e reverberações" com a Mestranda Alessandra Daiana da Costa (PPGE/Univille)

 No dia 4 de agosto de 2025, nossa querida Alessandra Daiana da Costa, pesquisadora do NUPAE e mestranda do PPGE/Univille, qualificou a sua pesquisa intitulada (inicialmente): "Práticas educativas e sensibilidades no ensino superior em administração: possibilidades e reverberações". A banca de qualificação foi composta pelas professoras doutoras Carla Carvalho (PPGE/FURB) e Rosana Mara Koerner (PPGE/Univille), e presidida pela professora orientadora Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto (PPGE/Univille). Parabéns Alessandra! Alessandra é Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (Univille), bolsista pela Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado do Santa Catarina (FAPESC), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (Nupae) com foco nas práticas educativas e sensibilidades no ensino superior. Coordenadora de Avaliações na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), e ...

LIVE - "A vida entre notas e teclas: as ressonâncias contemporâneas dos pianos de museu" com a Profa. Dra. Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon

Quarta-feira, dia 30 de julho de 2025, o Canal do Youtube "Incompletudes" promoveu a Live: "A vida entre notas e teclas: as ressonâncias contemporâneas dos pianos de museu", com a Profa. Dra. Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon.  Sob a mediação da Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto, Mirtes compartilhou um pouco de sua trajetória na pesquisa, produção, escrita de tese. Em breve a tese será publicada na íntegra no link do Programa de Pós-graduação do Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade, da UNIVILLE,  aqui . Foi muito legal ver [a Mirtes] falar da tese com leveza e até uma nostalgiazinha... Heheheh... Mas a pesquisa tá aí com várias ressonâncias querendo continuar... (Doutoranda Karinna). Parabéns Mirtes e Profe!!💖💖 Live encantadora!! (Pesquisadora Leila). Confira a gravação pelo link: https://www.youtube.com/live/2MbuHYNoCv8

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).