Entre os dias 1 e 5 de outubro, estivemos em São Luís, no Maranhão, para participar da 38ª Reunião Nacional da Anped. Foi uma experiência marcante, que nos encheu de conhecimentos, expectativas e inspirações.
Na conferência de abertura, ouvimos sobre "Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência", em palestra ministrada pela professora Nilma Lino Gomes (UFMG), ministra, no Governo Dilma Rousseff, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.
Durante os outros dias, participamos dos debates e apresentações do GT 24, de Educação e Arte. Na ocasião, os participantes do Nupae, Jorge Pires e Ana Schreiber, apresentaram o trabalho "Políticas Públicas na Educação Musical Brasileira".
Além disso, participamos dos minicursos "Ensino da arte na turbulência curricular contemporânea", com a professora Marilda Oliveira (UFSM), e "Literatura infantil e a formação de leitores", no GT 10, de Alfabetização, Leitura e Escrita.
Depois dos compromissos acadêmicos, partimos em uma incursão pela cultura e pelas belezas naturais do Maranhão. Conhecemos os Lençóis Maranhenses e três povoados que trabalham com a fibra de buriti para confecção de artesanatos. Foi uma experiência muito rica.
Na conferência de abertura, ouvimos sobre "Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência", em palestra ministrada pela professora Nilma Lino Gomes (UFMG), ministra, no Governo Dilma Rousseff, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.
Durante os outros dias, participamos dos debates e apresentações do GT 24, de Educação e Arte. Na ocasião, os participantes do Nupae, Jorge Pires e Ana Schreiber, apresentaram o trabalho "Políticas Públicas na Educação Musical Brasileira".
Além disso, participamos dos minicursos "Ensino da arte na turbulência curricular contemporânea", com a professora Marilda Oliveira (UFSM), e "Literatura infantil e a formação de leitores", no GT 10, de Alfabetização, Leitura e Escrita.
Depois dos compromissos acadêmicos, partimos em uma incursão pela cultura e pelas belezas naturais do Maranhão. Conhecemos os Lençóis Maranhenses e três povoados que trabalham com a fibra de buriti para confecção de artesanatos. Foi uma experiência muito rica.
Comentários
Postar um comentário