Pular para o conteúdo principal

Viagens à Grécia de Patricia

Patricia Kricheldorf de Araújo, uma das participantes do grupo também teve suas experiências, que nos conta a seguir:

Viajei à Grécia em outubro de 2014. 
Comecei por Atenas, que surpreendeu pela quantidade de monumentos. A cidade é em si um monumento, um museu a céu aberto. de natureza exuberante, lindas ilhas e praias, clima ameno e ensolarado, seu povo é acolhedor e alegre. A culinária mediterrânea, rica em frutos do mar e grande produtor de azeite, azeitonas, abobrinhas e beringelas. 
Atenas, além de ser a capital do estado grego, é um símbolo da memória histórica e nacional, assim como o coração da vida econômica, social e cultural do país e centro de atividade política. Nela viveram inúmeros importantes personalidades, como Sófocles, Fídias, Sócrates e Platão. Em Atenas nasceu a democracia.
Os principais monumentos visitados foram a Acrópole, onde se encontram o Partenón, o Templo da Atena Nike, entre outros santuários.
Visitei o Novo Museu da Acrópole. O primeiro museu foi construído em 1878. O museu foi recontruído em 2009. Nele há vários santuários, esculturas de deuses e deusas. 
Em seguida fui a Santorini, uma ilha grega com ar bucólico, um vilarejo construído nas encostas da montanha. Santorini tem duas partes, Oia e Thira. Suas igrejinhas com cúpula azul fazem o contraste com as casas, todas brancas. Possui praias encantadoras. O transporte é de moto ou quadriciclo ou ainda, de burrico.
A ilha de Delos é um ponto alto da viagem. 
Delos é uma ilha desabitada, mas o impressionante parque arqueológico da ilha deixa claro que no passado a convivência humana por ali era intensa. 
Delos é um dos mais impressionantes parques arqueológicos da Grécia. A ilha começou a ser ocupada pelos Jônicos nos anos 1.000 a.c.. Os Jônicos introduziram na ilha o culto a Apolo. 
Segundo a mitologia grega, Apolo nasceu em Delos. Por esse motivo, ninguém mais podia nascer ou morrer na ilha. Na ilha existia no passado o Festival de Delia, com jogos e música em homenagem ao Deus Grego. 
O teatro era muito apreciado em Delos. Mais tarde Delos se tornou um grande centro religioso, local de peregrinação e empório comercial. Hoje a ilha não é habitada e se transformou num grande museu a céu aberto. O Parque Arqueológico possui inúmeras ruínas de mármore, ainda bem preservadas.

 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTOS - "EDUCERE 2025 - ETHOS DA EDUCAÇÃO: (RE)CONEXÕES ECOSSISTÊMICAS" com a participação das pesquisadoras do NUPAE, sob a orientação da Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto

 Na primeira semana, de 1 até 4 de setembro de 2025, as pesquisadoras do NUPAE: Alessandra Daiana da Costa, Daiane de Melo Gava, Kelly Mariot Rohr, Luiza Corrêa Cunha, Paula Carina Kornatzki e Rita de Cássia Fraga da Costa, sob orientação da Profa. Dra. Silvia Sell Duarte Pillotto; participaram do XVII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, que este ano se doa ao tema: ETHOS DA EDUCAÇÃO: (RE)CONEXÕES ECOSSISTÊMICAS . Esq. para dir.:  Daiane de Melo Gava, Kelly Mariot Rohr,  Alessandra Daiana da Costa e Paula Carina Kornatzki. As pesquisadoras compartilharam os seus estudos (concluídos e em andamento) e participaram de outras apresentações de forma remota e presencial (na PUC, em Curitiba/PR). Confiram algumas imagens abaixo: Alessandra Daiana da Costa, Mestranda em Educação. Daiane de Melo Gava,  Doutoranda em Educação pelo PPGE/Univille. Kelly Mariot Rohr, Mestranda em Educação pelo PPGE/Univille. Paula Carina Kornatzki. Esq. para dir.: Alessandra ...

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...