Pular para o conteúdo principal
Prezadas/os NUPAEanas/os

Conforme combinado na última reunião NUPAE, compartilho com vocês a minha participação no “Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 – Desafios atuais dos Feminismos”, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de setembro de 2013, na UFSC, Florianópolis/SC.

O Seminário é promovido pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas e pelo Centro de Comunicação e Expressão, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC.

Realizado desde 1994, o Seminário já está consolidado como importante espaço de discussões no campo de estudos feministas e de gênero.

Com 5.000 participantes, o Seminário discutiu questões de gênero e feminismos em 28 mesas-redondas e 114 simpósios temáticos, incluindo tópicos como desigualdade de gênero no âmbito do trabalho, as lutas pelos direitos LGBT, subordinações de gênero, classe, gerações, raça/etnia e deficiência, entre outros.

Além de algumas comunicações, estive presente na Mesa-Redonda “Gênero e Diversidade na Escola: Experiência e Práticas Pedagógicas na Formação de Professores de Educação Básica (GDE).

O GDE é um curso de formação continuada a distância para professoras/es de magistério da educaçao básica. Oferecido pelo MEC, tem como finalidade promover o debate sobre a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual.

O tema gênero e diversidade me chama atenção desde que fui bolsista no curso de formação continuada PATRI, na UNIVILLE, em 2010 e 2011 e cujo tema é presente em minha dissertação também. A imensa maioria dos profissionais de educação que participam das formações são mulheres. Em mais de 335 profissionais de educação participantes das formações, apenas 2 homens estavam presentes, e ainda assim, não concluíram o curso.

Alguns pontos foram levantados na Mesa-Redonda em Florianópolis. Um deles foi o comentário da Professora Miriam Grossi sobre a necessidade dos/as professores/as participantes das Formações terem mais encontros presenciais. Eles/elas sentem falta das trocas de experiências, interação e por que não, de afetos, que não são possíveis na modalidade online.

Outro comentário foi também da Professora Miriam Grossi sobre a importância de oferecer a formação continuada não só para os/as professores/as, mas também para alunos e alunas dos cursos de Pedagogia.

Considero importante a discussão sobre a forte tendência e já realidade dos cursos a distância e de pensarmos na possibilidade de também trabalharmos com formaçao continuada a distância.

Para finalizar, gostaria de chamar atenção para a pertinência da discussão do tema LGBT na Educação, temática presente no cotidiano da sala de aula e no dia-a-dia, que nos faz crescer como cidadãos conscientes da necessidade de respeito e igualdade social.

Patricia Kricheldorf Hermes Araujo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "Experiencia visual y Educación Estética" com Joaquín Roldán Ramírez (Universidad de Granada/Espanha)

 No dia 4 de dezembro de 2025, o (In)completudes contou com a presença ilustre do professor Dr. Joaquín Roldán Ramírez, da Universidade de Granada, na Espanha. A sua presença é acompanhada de uma de nossas pesquisadoras em doutoramento, Daiane de Melo Gava, que nesse momento está na Espanha. Com o tema "Experiência visual e educação estética" (Experiencia visual y Educación Estética), também contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª  Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille/PPGE/Brasil) e Prof.ª Dr.ª Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (Instituto Belas Artes/Brasil). A live está disponível AQUI! Confiram!

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).