Arte/Educação: ensinar e aprender no ensino básico
Editora Univille, Joinville, SC, 2014
Organizadoras: Silvia Sell Duarte Pillotto e Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn
Artigo 1 – “Vozes Compartilhadas e Introdução” (Silvia Sell Duarte Pillotto
Arte e Cultura: passos, espaços e territórios
Editora Univille, Joinville, SC, 2012
Organizadoras: Nadja de Carvalho Lamas e Alena Rizi Marmo Jahn
Comunicações – 313 – Autoras: Silvia Sell Duarte Pillotto e Izabela Liz Schlindwein
Editora Univille, Joinville, SC, 2014
Organizadoras: Silvia Sell Duarte Pillotto e Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn
Artigo 1 – “Vozes Compartilhadas e Introdução” (Silvia Sell Duarte Pillotto
Arte e Cultura: passos, espaços e territórios
Editora Univille, Joinville, SC, 2012
Organizadoras: Nadja de Carvalho Lamas e Alena Rizi Marmo Jahn
Comunicações – 313 – Autoras: Silvia Sell Duarte Pillotto e Izabela Liz Schlindwein
Tema “As memórias do processo migratório no sul do Brasil pela escrita da vida de Julia Engell-Günther.”
(Pro) Posições.
Editora Univille, Joinville, SC, 2010.
Organizadoras: Nadja de Carvalho Lamas e Taiza Mara Rauen
Capítulo 6 – Autora Silvia Sell Duarte Pillotto
Tema “Educação sensível nos processos de gestão: uma abordagem contemporânea”.
Ensino Fundamental de nove anos: princípios, pesquisas e reflexões.
Editora CRV, Curitiba, PR, 2013.
Memória...Um Museu e a história
(Orgs. Alcioni Canuto; Amadeus Mahfud;Elisa Diefenthäler) Capítulo 4: “Museu e educação – diálogos contemporâneos” (Silvia Pillotto e Solange gabre) Capítulo 22: “Patrimônio Integral: objetos musealizados”
(Silvia Pillotto; Rúbia Stein do Nascimento e Maria Bernadete Baran de Oliveira)
Avaliação em educação: políticas, processos e práticas.
Editora De Facto, Santo Tirso/Portugal, 2012.
Organizadores: Maria Palmira Alves e José Carlos Morgado
Parte lll – Capítulo lV – Autora: Silvia Sell Duarte Pillotto
Tema “Estágio Curricular em Artes Visuais: uma experiência com a educação de jovens e adultos”.
Editora De Facto, Santo Tirso/Portugal, 2012.
Organizadores: Maria Palmira Alves e José Carlos Morgado
Parte lll – Capítulo lV – Autora: Silvia Sell Duarte Pillotto
Tema “Estágio Curricular em Artes Visuais: uma experiência com a educação de jovens e adultos”.
(Pro) Posições.
Editora Univille, Joinville, SC, 2010.
Organizadoras: Nadja de Carvalho Lamas e Taiza Mara Rauen
Capítulo 6 – Autora Silvia Sell Duarte Pillotto
Tema “Educação sensível nos processos de gestão: uma abordagem contemporânea”.
Ensino Fundamental de nove anos: princípios, pesquisas e reflexões.
Editora CRV, Curitiba, PR, 2013.
Organizadoras: Valéria Silva Ferreira e Verônica Gesser
Capítulo 10 – Autoras: Silvia Sell Duarte Pillotto, Solange de Fátima Gabre e Patrícia K. de Araújo.
Capítulo 10 – Autoras: Silvia Sell Duarte Pillotto, Solange de Fátima Gabre e Patrícia K. de Araújo.
Tema “Currículo para o ensino e aprendizagem da arte no contexto da infância: reflexões inquietantes.”
Extensão em foco – Dossiê Temático “Cultura e Arte”
Capítulo 2: Ações de extensão: trabalho solitário ou possibilidades de conexões entre ensino e pesquisa?
(Silvia Sell Duarte Pillotto)
Ensaios em torno da arte (Org. Sandra Makowiecky e Sandra Ramalho)
Capítulo 2: “A arte e seu ensino na contemporaneidade”
(Silvia Sell Duarte Pillotto)
Reflexões sobre o ensino da arte
O livro apresenta uma coletânea de dez artigos, que provocam a reflexão sobre a importância da troca de conhecimentos e da socialização democrática dos saberes científicos e humanos. No âmbito da Arte/Educação, a ideia, segundo as autoras, é subsidiar discussões referentes aos atuais paradigmas da Arte no contexto da escola. Dessa forma, os textos tratam de temas diversificados, passando pela linguagem da música, do teatro, da dança e das artes visuais.
Educação Patrimonial: conexões interativas
Esta coletânia de Artigos – além de sua pertinente contribuição ao ensino da arte pela temática enfocada, através de um exaustivo trabalho de pesquisa sobre a questão do Patrimônio – organiza um precioso acervo de referências e experiências propondo conexões interativas no contexto formal e não-formal da educação, tecendo um diálogo profícuo entre Arte, Cultura e educação.
Educação Patrimonial: conexões interativas Esta coletânia de Artigos – além de sua pertinente contribuição ao ensino da arte pela temática enfocada, através de um exaustivo trabalho de pesquisa sobre a questão do Patrimônio – organiza um precioso acervo de referências e experiências propondo conexões interativas no contexto formal e não-formal da educação, tecendo um diálogo profícuo entre Arte, Cultura e educação.
Salve o Cinema: leitura e crítica cinematográfica (Org. Fábio Medeiros e Taiza Moraes)
Capítulo 4: “Dançando no escuro: revisitando o gênero musical e visual”
(Silvia Pillotto e Letícia Mognol)
Uma educação pela infância:
diálogo com o currículo do 1º ano do ensino fundamental.Os temas presentes no livro articulam diferentes vozes, as quais testemunhamos no entremear de discursos: das pesquisadoras, analisando dados e ampliando a reflexão com olhos no real-complexo; dos professores, socializando experiências, reafirmando autoria e convidando outros pares à ventura de aprender-ensinar com as crianças; e dos autores consultados, referências que contribuem para a tessitura de um conteúdo denso, rico e muito vivo.
(Orgs. Alcioni Canuto; Amadeus Mahfud;Elisa Diefenthäler) Capítulo 4: “Museu e educação – diálogos contemporâneos” (Silvia Pillotto e Solange gabre) Capítulo 22: “Patrimônio Integral: objetos musealizados”
(Silvia Pillotto; Rúbia Stein do Nascimento e Maria Bernadete Baran de Oliveira)
Linguagens da arte na infância
O livro é uma coletânea de pesquisas, estudos e experiências sobre as linguagens da arte na infância. A obra fomenta a reflexão sobre a importância de se entender o ser criança, respeitando as suas expressões e forma de comunicação (corporal, visual, sonora). Os artigos trazem questões referentes as várias linguagens da arte, especialmente para profissionais que atuam no universo infantil.
Gestão e conhecimento sensível na contemporaneidade
A base teórico-prática para os estudos desse livro consiste das relações entre dois importantes aspectos: o conhecimento
sensível e os processos de gestão. Portanto, essa obra poderá auxiliar administradores e
professores no trabalho cotidiano, tanto escolar quanto empresarial. A obra apresenta
uma proposta inovadora de criar um método para avaliar sistemas de gestão e a certeza
de que o desenvolvimento do conhecimento sensível do gestor lhe possibilita construir uma
visão e uma atitude em que as decisões compartilhadas passa a ter relevância na vida
cotidiana da organização.
Processos curriculares em arte: da universidade ao ensino básico
O livro tem a intenção de motivar reflexões sobre currículo e possibilidades de ações integradas entre as universidades e os espaços formais e não-formais de educação, envolvendo a Arte, a Cultura e o
Conhecimento Sensível. Está organizado como coletânea de artigos que tratam dessas
questões nos mais diversos contextos, percorrendo desde os espaços da universidade até os espaços da educação básica.
Questões de Arte Visuais
(Org.) Graciela Ormezzano
Capítulo 11: "A leitura do texto não-verbal
na produção Gráfica infantil''
(Silvila Pillotto e Letícia Mognol)
Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica.
O livro trata das questões e interfaces referentes a arte, afeto e educação.Mais do que apontar caminhos, instiga a reflexão sobre a importância do afetos nos preocessos de aprendizagem. Instiga
pensarmos numa ação pedagógica que envolva a sensibilidades, a expressão,
a determinação de nos construirmos cada vez mais humanos.
Arte, educação e cultura
(Org.) Marilda Oliveira de oliveira
Capítulo 2: “A arte no contexto da educação infantil”
(Silvia Pillotto e Letícia Mognol)
Arte e o ensino da arte: teatro, música, artes visuais.
O livro apresenta uma coletânea de
dez artigos, que tratam de assuntos diversos da Arte/Educação. Na visão das autoras é
fundamental a troca de conhecimentos e a socialização dos saberes científicos e
humanos. Os textos apresentam abordagens atuais sobre a arte e o ensino da arte que
visam a formação contínua e reflexiva do professor, Os artigos abordam questões
referentes ãs linguagens do Teatro, da Música e das Artes Visuais, enfocando a educação
básia, o ensino superior, a educação continuada com viés históricos/cultural.
A arte como propulsora da integração escola e comunidade.
O livro trata de parte do resultado do trabalho de educação continuada desenvolvido em 2006, através do projeto de Escola Pública de Tempo Integral - EPI - realizado pela Secretaria Estadual de Educação de
Santa Catarina. O projeto teve como foco propor ações pontuais aos professores,
retratando a dimensão das práticas educaticas e os processos de aprendizagem dos
estudantes.
Avaliação em educação: questões, tendências e modelos.
Os artigos dessa coletânea que une autores Brasileiros e Portugueses trazem discussões sobre a avaliação e sua importância para os processos de ensinar e aprender. Estudos e experiências sobre a avaliação nos mais diversos contextos: ensino básico, superior,entre outros, nos mostram que a avaliação pode ser um excelente meio de compreendermos a trajetória de aprendizagem
dos alunos e nossa também.
Proposições Interativas: arte, pesquisa e ensino
(Orgs. Neli K. Freitas e Sandra Ramalho)
Capítulo 7: “ Arte e experiência: por uma infância da educação”
(Silvia Pillotto e Elaine Schmidlin)
Comentários
Postar um comentário