Dia 12 de julho de 2025 foi marcado por mais um dia de estudos "merleau-pontyanos", do NUPAE, na Escola Belas Artes de Joinville. A obra de Maurice Merleau-Ponty, intitulada: Fenomenologia da percepção compõe a gama de textos e temas em estudo pelo Núcleo no ano de 2025. Segue um registro desse querido encontro!
O que é a fenomenologia? Pode parecer estranho que ainda se precise colocar essa questão meio século depois dos primeiros trabalhos de Husserl. Todavia, ela está longe de estar resolvida. A fenomenologia é o estudo das essências, e todos os problemas, segundo ela, resumem-se em definir essências: a essência da percepção, a essência da consciência, por exemplo. Mas a fenomenologia é também uma filosofia que repõe as essências na existência, e não pensa que se possa compreender o homem e o mundo de outra maneira senão a partir de sua "facticidade". É uma filosofia transcendental que coloca em suspenso, para compreendê-las, as afirmações da atitude natural, mas é também uma filosofia para a qual o mundo já está sempre "ali", antes da reflexão, como uma presença inalienável, e cujo esforço todo consiste em reencontrar este contato ingênuo com o mundo, para dar-lhe enfim um estatuto filosófico
O trecho do prefácio destacado acima nos indica, de imediato, o início de um longo caminho de investigações. Bons estudos núcleo!!
Comentários
Postar um comentário