Pular para o conteúdo principal

EVENTO - "Seminário: Cinema, Imaginário e Educação" - Dias 3 e 4 de outubro de 2024 - Anfiteatro 1 - Univille


Nos dias 3 e 4 de outubro de 2024, o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (Nupae), o Belas Artes de Joinville e a Universidade da Região de Joinville (Univille) promoveu um evento intitulado: "Seminário: Cinema, Imaginário e Educação", no Anfiteatro 1, da Univille, com início às 19h.

Este seminário, contou com a presença ilustre do professor Dr. Rogério de Almeida da Faculdade de Educação da USP.

O professor Rogério é Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Coordena o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação Cultura) e o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura). Atualmente é Chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) e Presidente da Câmara de Avaliação Institucional da USP (CAI). É Editor Colaborador da Revista Machado de Assis em Linha e atuou como Editor da Revista Educação e Pesquisa (FEUSP) (2017-2021). Presidiu a Comissão de Cultura e Extensão da FEUSP (2016-2020) e foi Representante da Congregação no Conselho Universitário da USP (2018-2020). Bacharel em Letras (1997), Doutor em Educação (2005) e Livre-Docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento na Universidade do Minho (2016). Trabalha com temas ligados a Cinema, Literatura, Filosofia da Educação e Imaginário.

Confiram, ainda nesta postagem, algumas fotos e dois vídeos do evento!

PROGRAMAÇÃO




VÍDEO DO DIA 1:



FOTOS DO DIA 1:












VÍDEO DO DIA 2:



FOTOS DO DIA 2:

























Comentários

  1. Foi lindo! O Nupae sempre eternizando momentos em nossos corações!

    ResponderExcluir
  2. Foram dois dias maravilhosos, de muita troca e pesquisa em Arte, Educação, Imaginário e Cinema!! Que venham muitos eventos e encontros assim!! Viva NUPAE!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "Experiencia visual y Educación Estética" com Joaquín Roldán Ramírez (Universidad de Granada/Espanha)

 No dia 4 de dezembro de 2025, o (In)completudes contou com a presença ilustre do professor Dr. Joaquín Roldán Ramírez, da Universidade de Granada, na Espanha. A sua presença é acompanhada de uma de nossas pesquisadoras em doutoramento, Daiane de Melo Gava, que nesse momento está na Espanha. Com o tema "Experiência visual e educação estética" (Experiencia visual y Educación Estética), também contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª  Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille/PPGE/Brasil) e Prof.ª Dr.ª Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (Instituto Belas Artes/Brasil). A live está disponível AQUI! Confiram!

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).