Os(As) pesquisadores(as) do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE), que estão participando da pesquisa Formação docente em e com artes/culturas, realizaram na noite da última quarta-feira (19/04/2023), a pesquisa de campo com 22 estudantes do curso de Pedagogia da Univille.
O desenvolvimento da Proposição Estética: da memória musical ao movimento: vivências (im)pensadas para o corpo, demonstrou a complexidade de se fazer pesquisa acontecer com muitas mãos, destacando a cooperação entre todos - um encontro de afetos entre pesquisadores e partícipes da pesquisa, incluindo a produção dos dados. Um rizoma que (entre)laça pensamentos e sentires, efeito do trabalho de muitos encontros entre os pesquisadores para estudar aspectos conceituais e metodológicos da pesquisa: Formação docente em e com artes/culturas.
Importante de ser dito que a referida pesquisa é composta de alguns pesquisadores do NUPAE/Univille e mais 21 instituições brasileiras e estrangeiras. Todas as instituições envolvidas, estão atentas as seguintes indagações: quais são as bagagens artísticas/culturais de estudantes do curso de Pedagogia ou similares? O que revelam? Como gerar a criação artística que consista em si mesmo uma ação formativa, cultural e investigativa?
A partir dessas problematizações, o objetivo é produzir mapeamento da bagagem artística/cultural de acadêmicos de Pedagogia, traçando linhas de atuação para potencializar as artes/culturas na formação docente.
Esperamos que os processos/resultados possam: potencializar as artes, as culturas e a educação humanitária nos currículos; repensar a formação inicial dos acadêmicos envolvidos, dando ênfase às sensibilidades; criar proposições educacionais aos acadêmicos e professores que atuam nos cursos de Pedagogia e afins; estender as proposições educacionais para a futura atuação na Educação Básica, entre outros.
Comentários
Postar um comentário