Pular para o conteúdo principal

Encontro Base Comum Curricular Catarinense

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED) juntamente com a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime, SC), Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE-SC), Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Federação Catarinense de Municípios (FECAM-SC) e demais entidades ligadas ao setor, são parceiros nos estudos e construção da Base  Comum Curricular Catarinense, que tem como objetivo (re)significar os currículos já existente em Santa Catarina para que juntos possam pensar uma Base Comum Curricular para o Território Catarinense, a fim de orientar a organização dos Projetos Políticos Pedagógicos e Programas de Ensino de professores atuantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 
Nos dias 14, 15, 16 e 17 de abril, reuniram-se em Florianópolis, professores de todas os componentes curriculares (selecionados em Edital Público), gestores, coordenadores e demais profissionais, que estão fazendo parte desse processo. Em cada um dos grupos, dois redatores e dois consultores. No grupo de Arte, especificamente trabalhamos com 24 professores de vários municípios catarinenses, com os redatores professores Adriana Bombazar e Alexandre Gandolfi Neto e consultoria das professoras Silvia Sell Duarte Pillotto e Monica Zewe Uriarte. 
Foi um encontro especial, uma vez que as trocas de conhecimentos e experiências contribuíram para pensarmos juntos as questões curriculares para o componente Arte. Os próximos encontros terão como meta pensar a formação para o território Catarinense, tendo como subsídio teórico e metodológico a Base Comum Curricular para o nosso Estado. Esse é um trabalho, que demanda de todos os envolvidos direta ou indiretamente responsabilidade e comprometimento, e sobretudo, vontade de colocar em prática esse documento, tanto na Educação Básica, quanto nas universidades que oferecem cursos de licenciaturas, pois o diálogo é imprescindível para uma educação democrática.
            

Silvia Pillotto e Mônica Uriarte

Confira no vídeo abaixo um pouquinho de como foi o encontro:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "Experiencia visual y Educación Estética" com Joaquín Roldán Ramírez (Universidad de Granada/Espanha)

 No dia 4 de dezembro de 2025, o (In)completudes contou com a presença ilustre do professor Dr. Joaquín Roldán Ramírez, da Universidade de Granada, na Espanha. A sua presença é acompanhada de uma de nossas pesquisadoras em doutoramento, Daiane de Melo Gava, que nesse momento está na Espanha. Com o tema "Experiência visual e educação estética" (Experiencia visual y Educación Estética), também contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª  Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille/PPGE/Brasil) e Prof.ª Dr.ª Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (Instituto Belas Artes/Brasil). A live está disponível AQUI! Confiram!

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).