Pular para o conteúdo principal

DISSERTAÇÕES E TESES

Tese em andamento 

Mediação cultural em rede - experiências, provocações e desafios com o público
Autora: Karinna Alves Cargnin
Doutorado em Educação - UFSC (Início em 2020)
 
Narrativas Artesaniadas: tecituras de um "Panô de Memórias"
Autora: Rita de Cássia Fraga da Costa (Bolsista CAPES- PROSUC)
Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade - UNIVILLE (Início em 2019)


Dissertações em andamento 

O educador social: a criança e o adolescente institucionalizado - uma leitura sensível
Autora: Elaine Laumann (Bolsista CAPES - PROSUC)
Mestrado em Educação - UNIVILLE (Início em 2020)

Uma análise (auto)biográfica dos processos criativos: implicações nas práticas educativas
Autora: Jaqueline de Almeida Camargo
Mestrado em Educação - UNIVILLE (Início em 2020)

Experiências estéticas na dança/educação: imbricamentos nos percursos formativos e na constituição docente
Autora: Andresa Gonçalves da Silva (Bolsista PICPG)
Mestrado em Educação - UNIVILLE (Início em 2020)

Vozes infantis: entre contação de histórias e leituras as narrativas se (re)inventam 
Autora: Luiza Corrêa Cunha (Bolsista CAPES- PROSUC)
Mestrado em Educação (Início em 2019)

O silêncio em práticas educativas musicais: a experiência sensível do (entre)lugar

Autor: Antonio Marcio Amaral
Mestrado em Educação (Início em 2019)

Oficinas estéticas nas práticas educativas: professora e crianças em seus percursos narrativos.

Autora: Daiane de Melo Gava
Mestrado em Educação (Início em 2019)


Teses finalizadas

Autora: Carla Clauber da Silva
Doutorado em Educação (2015)

Autora: Silvia Sell Duarte Pillotto
Doutorado em Engenharia de Produção (2003)


Dissertações finalizadas 

Experiências sensíveis atravessadas pela literatura em espaços não formais de educação
Autora: Letícia Caroline da Silva Jensen
Mestrado em Educação (2019)

Percursos de uma professora andarilha na Educação Infantil: narrativas (auto)biográficas 

Autora: Patrícia Regina de Carvalho Leal
Mestrado em Educação (2019)

Artesania: formação cultural, construções identitárias e experiências sensíveis na terceira idade
Autora: Rita de Cássia Fraga da Costa
Mestrado em Educação (2019)

Autora: Hilda Natume
Mestrado em Educação (2018) 

Autora: Ana Cristina Quintanilha Schreiber
Mestrado em Educação (2018)

Uma cartografia com a infância: experiências e múltiplas sonoridades
Autora: Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon
Mestrado em Educação (2017)

Sentidos e experiências na docência: processos de aprendizagem do instrumento musical na infância
Autor: Jorge César de Araujo Pires
Mestrado em Educação (2017)


Blog, identidade e formação continuada em educação infantil em Joinville
Autora: Patrícia Kricheldorf Hermes de Araújo
Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (2012)

Mediação cultural para a pequena infância: um projeto educativo no Museu Guido Viaro
Autora: Solange de Fátima Gabre
Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (2010)

Mediação cultural: Ação educativa no museu de arte de Joinville
Autora: Maria Bernadete Garcia Baran de Oliveira
Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO - III Seminário "Educação, Arte e Cultura" - Edição 2025! (imagens atualizadas)

No dia 27 de junho de 2025, o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) promoveu o III Seminário do NUPAE, nesta edição intitulado: "Educação, Arte e Cultura" , com início às 19h, no Anfiteatro 1 da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). O seminário se estendeu ao sábado (dia 28/07) com uma aula, exclusiva aos membros, ministrada pela professora Sandra R. S. Richter. Confiram algumas imagens desse lindo encontro: Os seminários do NUPAE, vinculado à UNIVILLE e em parceria com a escola de artes Belas Artes Joinville, tem como finalidade compartilhar as pesquisas produzidas pelos seus membros, por meio de mesas e exposições e ainda, promover encontros entre pesquisadores/as, estudantes e professores/as que se dedicam ao campo da educação em suas múltiplas nuances e entrelaçamentos.  Confira algumas imagens do  II Seminário, da edição de 2024 - AQUI . Conferência Nesta edição o Seminário contou com a Conferência: "Educação, Artes e Experiência de Pensamento em...

ENCONTRO - NUPAE no dia 12 de julho de 2025 - Merleau-Ponty

Dia 12 de julho de 2025 foi marcado por mais um dia de estudos "merleau-pontyanos", do NUPAE, na Escola Belas Artes de Joinville. A obra de Maurice Merleau-Ponty, intitulada: Fenomenologia da percepção compõe a gama de textos e temas em estudo pelo Núcleo no ano de 2025. Segue um registro desse querido encontro! O que é a fenomenologia? Pode parecer estranho que ainda se precise colocar essa questão meio século depois dos primeiros trabalhos de Husserl. Todavia, ela está longe de estar resolvida. A fenomenologia é o estudo das essências, e todos os problemas, segundo ela, resumem-se em definir essências: a essência da percepção, a essência da consciência, por exemplo. Mas a fenomenologia é também uma filosofia que repõe as essências na existência, e não pensa que se possa compreender o homem e o mundo de outra maneira senão a partir de sua "facticidade". É uma filosofia transcendental que coloca em suspenso, para compreendê-las, as afirmações da atitude natural, mas...

LIVRO - Lançamento da obra: "A criança como autora do conhecimento: oficinas estéticas com as infâncias" - das autoras Daiane de Melo Gava, Silvia Sell Duarte Pillotto e Eliana Stamm

Dia 10 de abril de 2025 , às 19h , no Anfiteatro 1 da UNIVILLE , contaremos com a presença das autoras Daiane de Melo Gava, Silvia Sell Duarte Pillotto e Eliana Stamm, para o lançamento da obra: "A criança como autora do conhecimento: oficinas estéticas com as infâncias". A entrada é gratuita, estacionamento também! Não deixem de participar desse encontro que contará também com uma mesa redonda para compartilhar a produção desta linda experiência! A autora Daiane é Doutoranda em Educação na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2024), Mestra em Educação - UNIVILLE (2020). Pós-Graduada em Administração, Orientação e Supervisão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2017). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional Anhanguera - Joinville SC (2015). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE. Vinculada à Prefeitura de Garuva - SC como professora de anos iniciais (Desde 2014). Atualmente, membro do Progr...