Pular para o conteúdo principal

ENCONTROS EM SÃO PAULO: Experiências Encantadoras

Parte do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE, tiveram momentos de trocas, de afetos e afetamentos, na participação do “Simpósio Internacional: formação de educadores em arte e pedagogia: arte: pedagogia: infâncias: mediação cultural”, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de outubro em São Paulo, Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, sob a Coordenação da Profa Dra Mirian Celeste Martins. Fomos numa caravana, composta pelos pesquisadores: Elaine (Fpolis), Solange e Rúbia (Curitiba), Jane, Karinna, Daniela, Jorge, Ana e Silvia (Joinville). No Simpósio, mesas redondas com a participação de educadores, artistas, curadores, especialistas e problematizadores nos provocaram a pensar sobre as questões da educação e da arte na educação. Tivemos a oportunidade de ouvir e conversar com teóricos e especialistas que estão presentes em nossas dissertações, teses, livros e artigos, a exemplo: Mirian Celeste; Bernadete Gatti; Terezinha Rios; Virginia Kastrup; Lilia Soto (Peru); Apolline Torregrossa (França); Ana Mae; Stela Barbieri; Marcos Villela; Márcia Strazzacappa; Ana Angélica Albano, entre outros. Além disso, o evento nos presentiou com a atuação de Dinho Lima Flor (Ator) e uma visita de estudos perceptivos no Instituto Tomie Ohtake para um encontro com as obras de Frida Kahlo e mais um grupo de artistas mexicanas! Também tivemos a oportunidade de visitar a Exposição “Máquina” do artista Tadeusz Kantor no SESC Vila Mariana, SP. Esses encontros nos propiciaram experiências encantadoras!

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "Experiencia visual y Educación Estética" com Joaquín Roldán Ramírez (Universidad de Granada/Espanha)

 No dia 4 de dezembro de 2025, o (In)completudes contou com a presença ilustre do professor Dr. Joaquín Roldán Ramírez, da Universidade de Granada, na Espanha. A sua presença é acompanhada de uma de nossas pesquisadoras em doutoramento, Daiane de Melo Gava, que nesse momento está na Espanha. Com o tema "Experiência visual e educação estética" (Experiencia visual y Educación Estética), também contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª  Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille/PPGE/Brasil) e Prof.ª Dr.ª Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (Instituto Belas Artes/Brasil). A live está disponível AQUI! Confiram!

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).