Pular para o conteúdo principal

Nós em Nós

Nós em Nós

Quais relações são possíveis entre a Arte e a Educação hoje? Adentrando no universo da obra de Franzoi na série “Nós em Nós”, talvez possamos refletir sobre essa questão. O que a obra desse artista tem a dizer sobre nós que ainda não sabemos? O que podemos aprender? Em que a obra pode nos afetar? Por entre espaços curvilíneos e cilíndricos a obra nos provoca a ressignificar nossas práticas educativas, nos impulsionando a um labirinto de incertezas, mas, sobretudo de esperança! Na sua estrutura a obra é constituída de tecidos, tramas e um vermelho mais que intenso... Febril! Trançados e tramados circulam nos espaços a procura de algo ou de alguém? São formas que atraem sorrateiramente o olhar curioso, tecidos constituindo nós. Ou seria apenas a visão de texturas e cores dançando silenciosamente por entre lugares? Formas/matéria espreguiçando-se, lânguidas em seus mais profundos sonhos e pesadelos... Embrulhadas, sobrepostas, intrincadas e forjadas. E qual seria a conexão com a educação? Identidades que convergem com a obra de Franzoi na sua imponência e na sua transitoriedade, se contorcendo em movimentos leves e suaves, contrapondo-se com um vermelho sangue, cedendo à ilusão transformadora.  A Educação pode buscar na Arte um diálogo profundo para compreender o sentido da vida, da existência e da efemeridade, pois estamos diante de uma Arte e de uma Educação que não mais prevê resultados. E se a Arte e a Educação podem contribuir para nossa constituição enquanto ser humano não é porque nos oferece saídas... Ao contrário disso, problematiza nossas relações com a realidade, provocando muito mais perguntas do que respostas. O que sempre a obra de Franzoi nos provoca. Isso gera inquietudes, rupturas, resistências, sonhos e realidades. Eternos companheiros de uma caminhada sem fim... Estamos nós nesse emaranhado, atraídos pela imensa vontade de aprender? No ato de agregar forças nos magnetismos existentes entre a matéria, as pessoas e o seu entorno, buscamos conexões entre o que é visto, sentido e aprendido? A Arte e a Educação podem ser aliadas nesse processo? Talvez pela imensa fonte de energia que demanda da Arte e da Educação, pelo mistério de enredos provisórios, silenciosos e encantadores. E em que podem nos afetar? Colocando-nos diante de uma experiência que ultrapassa o nosso entendimento, em que o ser se nega a vir à luz, e, ao negar-se, nos leva ao encontro de nós mesmos e dos vestígios que o ser da Arte e da Educação marcam. Apropriando-se do título da performance de Franzoi, talvez consigamos “Aprender a aprender... aprender a desaprender... para finalmente aprender a Ser.”
 Silvia Sell Duarte Pillotto 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE - "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", uma noite compartilhando experiências!

 Dia 28 de agosto de 2025, às 19h30min, as pesquisadoras do NUPAE marcaram presença na LIVE "NUPAE no III Encontro Biograph Sul", no Canal do Youtube (In)completudes, compartilhando suas experiências de comunicação, palestra e mediação durante o III Biograph Sul, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de agosto. Este ano o evento aconteceu na UFSC/Florianópolis e se doou ao tema: Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. Cartaz do evento III Biograph Sul Cartaz do evento III Biograph Sul - Programação da Mesa 2 Sob a mediação das Dras. Silvia Sell Duarte Pillotto e Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, comporam a mesa: as Doutorandas Daiane de Melo Gava e Maura Maria Roth, e a Mestranda Kelly Mariot Rohr. A Dra. Karinna Alves Cargnin precisou se ausentar. As pesquisadoras produziram um vídeo com as principais impressões, assistam: A Live completa pode ser acessada aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=Na7jtRmDYtc  ...

LIVE - "Experiencia visual y Educación Estética" com Joaquín Roldán Ramírez (Universidad de Granada/Espanha)

 No dia 4 de dezembro de 2025, o (In)completudes contou com a presença ilustre do professor Dr. Joaquín Roldán Ramírez, da Universidade de Granada, na Espanha. A sua presença é acompanhada de uma de nossas pesquisadoras em doutoramento, Daiane de Melo Gava, que nesse momento está na Espanha. Com o tema "Experiência visual e educação estética" (Experiencia visual y Educación Estética), também contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª  Silvia Sell Duarte Pillotto (Univille/PPGE/Brasil) e Prof.ª Dr.ª Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon (Instituto Belas Artes/Brasil). A live está disponível AQUI! Confiram!

ENCONTRO - "Modelagem em argila e Merleau-Ponty com a equipe do NUPAE", no dia 30 de agosto de 2025!

 No dia 30 de agosto de 2025, a equipe do NUPAE se encontrou para mais uma tarde de estudos. No entanto, esta tarde foi atravessada pela modelagem em argila, junto às reflexões sobre a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau-Ponty. Confiram algumas imagens: Perceber não é experimentar um sem-número de impressões que trariam consigo recordações capazes de completá-las, é ver jorrar de uma constelação de dados um sentido imanente sem o qual nenhum apelo às recordações seria possível (Merleau-Ponty, 2018, p. 57).